Evernote pra quem gosta de viajar

Dicas e Histórias

Evernote pra quem gosta de viajar

Escrito por Marina Vidigal, em 07 maio 2014

Escrito por Marina Vidigal, em 07 maio 2014

Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Conhecer cidades diferentes, novas culturas, descansar o corpo e a mente. Viajar faz com que cada segundo do nosso tempo de trabalho valham realmente a pena. Mas, nem sempre é fácil planejar aquela viagem incrível.

O Evernote te ajuda a planejar e organizar cada instante das suas próximas viagens, criar o seu roteiro, coletar informações e concentrar todos os seus itinerários, confirmações de vôo, reservas de hotéis e documentos de viagens em um único lugar. E o melhor, todos os seus documentos estarão disponíveis sempre que você precisar deles mesmo que você não esteja conectado. Quer saber como?

Planeje sua viagem

 -Crie um caderno de viagens

A primeira etapa de uma viagem bem sucedida começa muito antes da viagem, na hora de escolher o destino, decidir o número de dias, comprar passagens, reservar hotéis e passeios. Para simplificar esta etapa, crie um caderno no Evernote e comece a organizar todas as informações relativas a esta viagem neste caderno. Para me organizar melhor, eu tenho três cadernos: Próxima viagem, Inspirações viagens futuras e  viagens passadas

Caderno de viagens

Dica: organize seus cadernos de viagem em uma “pilha de cadernos”.  Para isso, basta arrastar um dos cadernos para cima do outro, e pronto! A pilha se criara automaticamente. Por último. Renomeie a sua pilha de cadernos com o nome que você quiser.

 

-Colete Inspirações & Ideias

Use o  Evernote Web Clipper, uma ferramenta que te ajuda a salvar coisas da internet, adicionar comentários e guardar tudo aquilo que te interessa, para colecionar tudo o que for relevante a sua viagem e salvar direto no Evernote.

Colecione artigos bacanas, dicas de restaurante e tudo o que faça sentido para a sua viagem. Você pode consultar estes artigos antes da viagem para organizar seu roteiro, ou durante a viagem para não deixar passar nada

Imagine que você está organizando uma viagem para Paris na França. Ao invés de ter que guardar cada post de cada blog e juntar tudo num big e-mail ou num arquivo enorme de word, salvar em PDF e baixar no Ipad (ou imprimir) você pode juntar tudo no Evernote e acessar durante a viagem mesmo estando Offline*.

Evernote Clipper

Dica: Para usar o Webclipper, instale a ferramenta no seu computador. Em seguida clique no ícone do elefante na parte de cima do seu navegador. E pronto! Agora é selecionar como e em que caderno você deseja guardar a informação.

 

-Inspirações futuras

Para quem gosta muito de viajar e esta sempre sonhando com novos destinos, outra ideia bacana é criar um caderno com inspirações para viagens futuras. Nesse caderno você pode guardar todas as coisas que for encontrando de destinos que ainda não estão no radar. Quando o grande dia chegar, o Evernote te ajudará a encontrar tudo facilmente.

Evernote para viagens

-Monte seu roteiro

Definido o destino, chegou a hora de montar o seu roteiro detalhado. Use o Evernote para organizar seus mapas. Você pode criar um mapinha personalizado com cada parada do seu destino no Google Maps, e salvar um link no Evernote. Se estiver em dúvida entre muitos roteiros, guarde todos eles, dessa forma fica mais fácil decidir sem perder nada. 

Pra quem gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes, que tal organizar um roteiro passo a passo com todas as paradas? Use suas inspirações coletadas anteriormente para não deixar nada de fora.

Evernote Viagens

 -Viagens em grupo

Pra quem está organizando uma viagem em grupo, o Evernote pode servir como canal de comunicação central para todo o grupo. Com o Evernote Premium, todos podem trabalhar no mesmo caderno compartilhado e organizar a viagem juntos sem aquele troca troca de e-mails maluco. Para viagens menores, o Evernote te ajuda a criar lista de supermercado, dividir quem leva o que, controlar gastos e muito mais.

 

-Check list de tarefas

E por último, que tal montar uma lista de tarefas  para planejar tudo o que você tem que fazer antes da viagem, e tudo o que você não pode deixar de levar?  Algumas ideias de listas que podem te ajudar

Check List de malas

 

Durante a viagem

-Guarde suas reservas & cópias de documentos

A medida que você for reservando seus vôos, passeios e hotéis, guarde tudo no Evernote. Dessa forma você pode viajar despreocupado e com muito menos papel!

Tem três maneiras de guardar estes arquivos no Evernote:

A) Gerar um PDF e anexar no Evernote;

B) Fazer um Print Screen e colar a imagem no Evernote;

C) Enviar um email para a sua conta do Evernote.  Aprenda como enviar emails para o Evernote

 

E não se esqueça de guardar uma cópia de segurança de seus documentos

Outra dica bacana é guardar uma copia virtual dos seus documentos de viagem: passaporte, carteira de motorista, seguro de saúde, cópia do visto e etc… Caso você perca qualquer um deles durante a viagem, fica muito mais simples tomar uma ação!

 

– Guarde suas memórias pra sempre

Fotografe o nome dos lugares que você visitou, menus dos seus restaurantes preferidos e todo o tipo de inspiração que você possa usar no futuro. Essas informações podem ser úteis para você repetir a viagem no futuro ou fazer recomendações para seus colegas.

Viagens Evernote

Dica: Para pesquisar por palavra chave, basta digitar o que você quer procurar na caixa de pesquisas, e pronto, o Evernote encontra tudo para você.

-Controle suas despesas de viagem

Guardar notas ficais um bolo de notas ficais para contar no final da viagem é algo totalmente obsoleto. Digitalize suas notas fiscais com o celular, salve no Evernote e pronto, suas finanças vão ficar controladinhas! Pra quem gosta de saber os gastos dia por dia, crie uma nota por dia e armazene as notas daquele dia nessa nota. É só fotografar e pronto!

 

-Leve seu roteiro pra qualquer lugar

Com o Evernote você pode acessar seu roteiro de qualquer lugar desde qualquer dispositivo: computador, Smartphone e tablet.

Roteiro

-Grave Audio:

Quer se lembrar de algum detalhe ou de algum momento e não pode digitar? Grave essa memória no Evernote!

 

Depois da viagem

-Compartilhe seu roteiro com amigos

Terminada a viagem você pode recomendar seus roteiros a amigos simplesmente compartilhando o link da nota. Para isso clique na flechinha que fica no topo da nota e selecione a opção compartilhamento desejada.

 

-Lembre-se dos seus lugares preferidos

O Evernote guarda os melhores momentos da sua viagem pra sempre. Com ele fica muito fácil pesquisar detalhes e lembrar de pequenos momentos mágicos e coisas fantásticas que seriam facilmente esquecidas.

 

Vantagens do Evernote Premium para quem gosta de viajar

 

  • Seu Roteiro sempre com você: Com os cadernos offline você pode acessar todas as suas notas mesmo sem conexão com a internet
  • Compartilhe seu roteiro: crie um roteiro em conjunto com os seus companheiros de viagem. O Evernote Premium te permite compartilhar cadernos e gerenciar o nível de permissão de cada envolvido.
  • Faça buscas inteligentes: com o Evernote Premium você consegue buscar textos dentro de imagens, palavras dentro de documentos de forma muito mais rápida.
  • Guarde mais coisas: com o Evernote Premium você pode guardar mais imagens, mais textos, mais de tudo!
Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'

2 Comentários RSS

  • mvidigal

    Oi Leonel, daremos várias dicas de como começar com o Evernote. Se puder, participe!

  • Angela

    Excelentes dicas! Amei e vou começar agora o meu caderno de viagens!