Evernote para quem gosta de comer bem

Dicas e Histórias

Evernote para quem gosta de comer bem

Escrito por Marina Vidigal, em 08 maio 2014

Escrito por Marina Vidigal, em 08 maio 2014

Comer é uma das coisas mais gostosas da vida, mas também é uma forma de arte. Seja cozinhando, buscando ingredientes ou garimpando aquele restaurante especial. O Evernote te ajuda a criar um banco de dados incrível de restaurantes, um caderno invejável de receitas, uma coleção impecável de rótulos de vinho e muito mais.

Vou separar o post em partes diferentes: (1) Pra quem gosta de cozinhar (2) Crie seu manual gastronômico (ótimo para quem gostar de jantar fora!) (3) Pra quem curte um vinhozinho (4) Organize seu Atlas de cervejas.

 1)  Pra quem gosta de cozinhar 

-Crie um caderno de receitas:

Organizar receitas é uma das minhas funcionalidade preferidas do Evernote! Com ele, fotografei algumas das receitas de família mais incríveis (que ainda estão escritas em um caderno antigo amarelado e que ninguém tem coragem de digitalizar, mas que todo mundo sempre quer usar), fotografei revistas antigas que apesar de velhas, tem dicas de quitutes imbatíveis  e comecei a colecionar receitas da internet com o Evernote Web Clipper, uma ferramenta que me ajuda a salvar coisas da internet, adicionar comentários e guardar tudo aquilo que me interessa, para colecionar tudo o que seja relevante a sua viagem e salvar direto no Evernote. E claro, sempre que alguma amiga envia um receita bacana, seja foto de um livro ou receita escaneada, guardo no meu caderno de Receitas do Evernote. Hoje tenho centenas de receitas e não me canso de colecionar novas.http://evernote.com/intl/pt-br/webclipper/

Captura de Tela 2014-05-08 às 03.21.57 PM

 

-Organize suas receitas com etiquetas:

Para quem tem muitas receitas, as etiquetas são extremamente eficientes. Classifique suas receitas por tipo: Massa, Peixe, Carne, e se quiser acrescente o ingrediente principal. Dessa forma a sua busca fica “n” vezes mais rápida!

Captura de Tela 2014-05-08 às 02.57.47 PM

-Como buscar?

Você pode buscar suas receitas por palavra chave. É só digitar a palavra na caixinha de busca do lado direito da nota. E o Evernote te ajuda a encontrar a palavra esteja ela digitada ou dentro de uma imagem ou documento.

Captura de Tela 2014-05-08 às 02.59.19 PM

Ou se você preferir, você pode entrar na sessão “Etiquetas” que fica do lado esquerdo do seu navegador, e selecionar a palavra que você deseja buscar. O Bacana dessa busca é que ela te mostra quais as etiquetas relacionadas, muito útil pra quem sabe o que quer comer: Por exemplo: Uma “massa” com “espinafre”

Captura de Tela 2014-05-08 às 03.01.30 PM

-Marcas preferidas

E como todo cozinheiro de mão cheia tem seus ingredientes preferidos, que tal começar a fotografar suas embalagens preferidas? Fotografe as embalagens direto do seu Evernote e guarde no seu caderno de ingredientes.

Dessa forma fica fácil lembrar o que você gostou, ou delegar a lista de supermercado para o seu companheiro (a) sem grandes surpresas. Para quem costuma usar produtos gringos com nomes complicados, tai uma forma de não se esquecer nunca mais!

 

2) Crie seu manual gastronômico 

-Restaurantes preferidos:

Todo mundo tem uma listinha mental de lugares preferidos ou lugares que gostaria de voltar. Organizar esta listinha no Evernote te ajuda na hora de organizar um jantar de ultima hora ou recomendar um lugar para amigos.

Quer ser ainda mais organizado?  Veja o nosso modelo de lista e complete com seus restaurantes preferidos.

Quer ainda mais detalhe? 

  • Categorize sua lista por faixa de preços: Caro, médio e barato.
  • Fotografe seu pratos preferidos e escreva uma pequena notinha para nunca se esquecer do que pedir.

 

-Wish List de restaurantes

Cansado de ir sempre nos mesmos lugares? Crie uma lista de restaurantes que você quer visitar. Sempre que você ouvir falar de algum lugar bacana, ou que algum amigo der uma dica, acrescente na sua lista. Pra quem viaja bastante, a dica é criar uma lista para cada cidade.

 

-Faça uma lista de lugares que vc não quer voltar

Sei que essa dica parece engraçada, mas juro que ajuda especialmente para lugar que você já foi mais de uma vez, jurou que não voltaria e acabou voltando “sem perceber”. Anote o restante, o motivo que não gostou. Dessa forma fica fácil lembrar porque não voltar.

 

3) Curte um vinhozinho?

-Lembre-se dos bons vinhos que já tomou

Essa é uma dica super boa pra quem gosta de vinho e nunca sabe qual comprar. Crie uma nota com os rótulos dos seus vinhos preferidos, escreva um pequenos comentário e pronto! Agora é só colecionar!

Chegando no supermercado/ adega, abra a nota com suas fotos e escolha um vinho que você já gosta ou tente algo novo de uma uva que você costuma gostar.

Use nosso modelo de lista  e complete com os seus rótulos

 

Captura de Tela 2014-05-08 às 03.10.30 PM

-Organize sua Adega

Tem um monte de vinhos em casa e não quer perder o controle? Organize seus vinhos com o Evernote!

  • Crie uma nota com o nome do vinho, uva, modelo e região do mundo.
  • Caso você queira acrescentar detalhes em relação ao Aroma ou sabor, crie um campo para observações.

Quem gosta de Excel pode anexar a lista ao Evernote e dessa forma torná-la pesquisável.

 

4) Organize seu Atlas de cerveja

Gosta de tomar cervejas de diferentes países? Crie um Atlas para organizar as cervejas que já bebeu. Você pode criar um caderno somente para cervejas ou organizar suas cervejas dentro de um de seus cadernos existentes.

Vantagens do Evernote Premium para quem gosta de comer bem

Seu receitas e restaurantes sempre com você: Não importa onde você estiver, com os cadernos offline você pode acessar todas as suas notas mesmo sem conexão com a internet

  • Compartilhe suas receitas: crie um caderno de receitas em conjunto com seus amigos, assim cada um pode incluir suas novas receitas preferidas. O Evernote Premium te permite compartilhar cadernos e gerenciar o nível de permissão de cada envolvido.
  • Faça buscas inteligentes: com o Evernote Premium você consegue buscar textos dentro de imagens, palavras dentro de documentos de forma muito mais rápida.
  • Guarde mais coisas: com o Evernote Premium você pode guardar mais imagens, mais textos, mais de tudo!

 

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'

Os comentários estão fechados.