Dicas e Histórias

Evernote + GTD: organização para todas as tarefas do dia a dia

Evernote + GTD: organização para todas as tarefas do dia a dia

Escrito por Evernote Brasil, em 27 jan 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 27 jan 2017

Comentário

Marcos Vinicius é estudante de Direito, concurseiro, louco por esportes e também por técnicas de produtividade e organização.

Ele encontrou no Evernote uma maneira segura e fácil de organizar toda sua vida em um só lugar.

Abaixo ele conta como foi passou a se organizar melhor usando o Evernote associado à técnica GTD (Getting Things Done) e como tem influenciado colegas a fazer o mesmo desde então.

Como foi seu primeiro contato com o Evernote?

A minha relação com o Evernorte se iniciou por necessidade de organizar o material da faculdade de Direito e dos concursos para os quais vinha estudando em 2014. A ideia de organização logo se ampliou quando comecei a estagiar, fora que eu sempre fui interessado por ideias hi-tech, de vida sem papel; sempre sonhei em poder facilitar a pesquisa de informação sem precisar necessariamente estar carregando pilhas de materiais comigo. Fiquei alucinado com a ideia de ter sempre tudo o que eu preciso disponível a um toque no meu smartphone.

Qual a importância da técnica do GTD em sua vida?

Quando optei por começar a utilizar “o elefante”, logo notei que tinha ali uma ferramenta inovadora que seria muito útil, mas como sou fissurado por otimização de projetos e produtividade, logo notei que faltava algo para tirar o máximo da ferramenta. Com buscas pela internet e lendo blogs especializados no assunto, acabei conhecendo o método GTD do David Allen.

Como você concilia a técnica ao Evernote?

Através de tutoriais eu fui montando meu esquema de etiquetas organizando meu Evernote seguindo o princípio de que tudo deveria ser maleável para tornar minha vida mais fácil. Consegui aprimorar bem o meu sistema de etiquetas, deixando tudo linkado: cursos, documentos, tarefas, projetos, exercícios da academia, viagens, fora que tenho uma etiqueta só de Direito que é a minha matéria de estudo. Dentro dela tenho várias subtags englobando todo o conteúdo da faculdade, com todos os conteúdos, seja por semestre, por ano, atividades avaliativas, trabalhos… tenho tudo organizado, até com os planos futuros à faculdade, com espaço reservado até para já organizar meu doutorado.

É muito comum que as pessoas usem o Evernote no trabalho e na faculdade. Mas para a academia não é tão comum. Como você se organiza?

Eu arquivo minhas listas de treinos, horários das refeições, dias de avaliação física, tempo, peso, tudo acaba sendo gerenciado através do Evernote.

E para quem está pensando em viajar em breve, qual sua dica para melhorar a experiência usando o Evernote?

A minha grande dica é criar uma etiqueta chamada Viagens e outras com os nomes das próximas viagens que irá fazer. Com isso ela poderá adicionar novas notas e linkar a etiqueta referente e organizar o conteúdo da viagem e próximos passo por meio de listas, adicionando cartões de embarque, fotos… ao fazer isso com antecedência, acaba diminuindo as chances de ocorrer algum erro. Posteriormente é possível criar um álbum de viagem nesta nota, com observações que remontem a experiência toda vez que se deparar com a nota.

Você conseguiu reduzir a utilização de papel em seu dia a dia? Qual sua experiência hoje?

Seguindo a filosofia da vida sem papel consegui eliminar quantia significativa do meu dia a dia, hoje quase todos os meus processos se encontram online e a maioria arquivada no Evernote.

Como você se organiza tendo tantas informações salvas no Evernote?

O meu Evernote possui dois cadernos: um que se chama Arquivo, que é onde se encontram as notas processadas, e um que se chama Entrada, que a base, ou seja, toda nota criada vai direto para este caderno, estruturando assim o princípio básico do GTD. Ao processar as notas do caderno de Entrada, necessariamente serão estruturadas com etiquetas e são arquivadas mantendo assim organização e facilidade na busca de uma informação.

Então, pelo que você disse, o Evernote te ajuda bastante nos estudos.

Com certeza, hoje tenho etiquetas separando notas com todas as minhas disciplinas de estudo, seja na faculdade ou no estudo para concursos, mantenho tudo no Evernote, graças a facilidade na utilização das informações e a segurança que o elefante oferece ao se dispor a cuidar dos meus arquivos, eu sei que desde o conteúdo da prova até a minha lista de compras estarão seguras.

Como as pessoas reagem quando você apresenta o Evernote a elas?

Quando não estou com meu notebook, estou com o Smartphone, o que acaba deixando as pessoas a minha volta intrigadas, como é o caso dos meus colegas de faculdade, que ficam loucos por não me verem carregando material e cada vez que me perguntam o porquê disso, começo a contar a linda história da minha experiência com o Evernote, deixando todos fascinados, porque coisa boa a gente divulga, sou fã assumido desse aplicativo, porque com toda sua simplicidade tem feito muito por mim, seja na faculdade, no emprego, no estudo para concurso, eu consigo me manter organizado graças a esta praticidade. E ainda vou ser Consultor Certificado Evernote.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'