Escrevi um romance inteiro no Evernote

Dicas e Histórias

Escrevi um romance inteiro no Evernote

Escrito por Forrest Dylan Bryant, em 30 jan 2017

Escrito por Forrest Dylan Bryant, em 30 jan 2017

Comentário

Assim como muitos escritores, eu costumava enxergar o Evernote como apenas mais um componente de um sistema maior de escrita. Eu mantinha minhas notas de pesquisa e brainstorm no Evernote, enquanto escrevia rascunhos em outro aplicativo. Mas os aplicativos de escrita parecem mudar do nada, às vezes durante o projeto. Word, Scrivener, Google Docs, Ulysses… Usei todos eles. Cada um tem os seus pontos fortes, mas não consegui encontrar um sistema que se adequava às minhas capacidades.

Conforme eu me acostumei ao Evernote ao longo dos anos, percebi que estava usando o app para gravar uma quantidade cada vez maior de ideias pessoais e projetos profissionais. Eventualmente, decidi parar de andar no carrossel dos aplicativos e escrever um romance de 10 mil palavras inteiramente no Evernote, sem trocar para outra plataforma. Foi um pequeno risco, já que eu estava no prazo para uma antologia, mas o experimento foi melhor do que eu imaginava.

Quando eu não precisei mais mudar de marcha mentalmente para gerenciar duas interfaces e comandos diferentes, minha produção de escrita acelerou. Em vez de mexer em configurações e estilos durante horas a fio (uma das minhas piores armadilhas de produtividade), pude finalmente apenas escrever.

Com o Evernote Premium no meu notebook de casa, no trabalho, no smartphone, eu conseguia escrever uma ou duas frases onde quer que estivesse, a qualquer hora, no aplicativo que eu já estava usando. E nunca perdi o fio de uma ideia, porque o projeto inteiro da história sempre esteve na ponta dos meus dedos.

Após experimentar seu sistema em alguns romances, refinei ele para pensar maior. Mergulhei no National Novel Writing Month de 2015 com o Evernote aberto e todos esses outros aplicativos longe de vista. Estou fazendo isso novamente esse ano. Funciona assim.

A configuração: de cadernos para etiquetas

Mesmo se você já começou a escrever sua história, gastando um pouco de tempo organizando agora, produzirá resultados ao longo do caminho. Há três componentes principais para essa configuração:

Passo 1. Notas e cadernos

Para um projeto do tamanho de um romance, configure um caderno só para essa obra. Cada capítulo entra em uma nota separada. Gosto de incluir algumas notas adicionais junto dos capítulos do rascunho:

  • Trechos: Esta nota é onde gravo todos os pedaços soltos de diálogo e descrições que surgem na minha cabeça durante o dia, mesmo que eu não saiba como utilizá-los.
  • Questões não resolvidas: Começo cada dia lendo o que foi escrito no dia anterior e anoto quaisquer trechos perdidos que encontro. Esse passo me ajuda a escrever um final mais preso e economiza bastante tempo assim que estou pronto para editar a história.
  • Cenas excluídas: Às vezes, não consigo parar de editar enquanto estou rascunhando. Se eu me sinto obrigado a excluir uma cena, gosto de mantê-la por perto, caso seja necessária.

Claro, você também terá dúzias de notas para pesquisa (recomendo uma nota por tópico), fichas de personagens, cenários, e planejamento de história.

Passo 2. Títulos e organização

O próximo passo é garantir que todas essas notas sigam o mesmo método de títulos, para que você sempre saiba qual nota é qual.

Para os capítulos, gosto do formato “[ROMANCE] Capítulo 01: Título do Capítulo.” Para os personagens, uso um título como “[ROMANCE] Personagem: Angelica de Rothburg.” Para a pesquisa, uso “[ROMANCE] Pesquisa: Frases Úteis em Árabe”, e por aí vai. Escolha um formato que funciona para você e aplique-o de maneira consistente.

Nota: apesar de estar usando “ROMANCE” nestes exemplos, isso é só um separador. Na prática, eu uso um código de três letras para cada projeto. Isso me ajuda manter tudo em ordem e evitar confundir os projetos. Por exemplo, para o meu romance atual “Five Fingers of Fate”, cada título de nota começa com [FFF].

Depois, organize suas listas de notas de maneira alfabética por título. Isso é especialmente útil na lista de Capítulos, que é melhor ser mantida na ordem correta. Se você quiser em vez disso suas notas editadas mais recentemente no topo, você sempre pode mudar de volta.

nanowrimo

Passo 3. Etiquetas e atalhos

Este passo é onde a magia acontece. Sem etiquetas, todas essas notas seriam muito mais difíceis de serem navegadas. O objetivo é chegar à nota correta o mais rápido possível, sem pesquisar, para manter as palavras fluindo. Para um romance, eu crio um conjunto de etiquetas especializadas para cada tipo de nota que estou criando:

  • romance
  • romance-capítulos
  • romance-personagens
  • romance-locais
  • romance-trama
  • romance-pesquisa

Nota: Novamente, apesar de eu usar “romance” nestes três exemplos, é importante criar etiquetas únicas para cada projeto, ou então você vai acabar com notas de diversas histórias misturadas. Na prática, eu uso o mesmo código de três letras para etiquetas que escolhi para os títulos de notas.

Quando adiciono novas notas ao projeto, sou diligente em anexar tanto a etiqueta genérica para o romance quanto a etiqueta específica que diz que tipo de nota ela é.

Assim que você designar etiquetas para tudo, você pode pesquisar a etiqueta “romance-capítulos” para mostrar de maneira instantânea todos os capítulos na lista de notas, e nada mais. Melhor ainda, crie um atalho para cada etiqueta e você nem precisará pesquisar. É só clicar na etiqueta na lista de atalhos e voilà, as notas corretas aparecem.

Dica Secreta #1: Se você realmente quer ser chique, adicione emojis às etiquetas para poder encontrá-las mais rapidamente.

Dica Secreta #2: Crie etiquetas adicionais para cada personagem principal, para que você possa filtrar só os capítulos em que eles aparecem. Isso facilita o acompanhamento deles conforme seu romance cresce.

Um painel de comando para o seu romance

Quando estou trabalhando em um projeto muito grande como um romance, listas de notas não são o suficiente para mim. Quero um local central onde posso gerenciar o projeto inteiro do começo ao fim. Nessa hora, uso a nota “painel de comando”.

Esta nota recebe um título como “[ROMANCE] .PAINEL DE COMANDO,”, e dou a ela todas as etiquetas principais que criei para o meu projeto. Usar todas as etiquetas significa que esta nota aparece em cada uma das minhas exibições filtradas, e o ponto na frente do “PAINEL DE COMANDO” garante que ela sempre aparece no topo da lista de notas que se eu estiver na organização alfabética.

O que entra em uma nota de painel de comando? Basicamente tudo.

  • Informações Básicas: No topo da nota está uma tabela simples onde listo o título, gênero, contagem de palavras alvo e série do romance. Também insiro uma premissa de um parágrafo resumindo o sobre o que fala o romance (com um link para a planilha que eu usei para escrever a premissa).
  • Lista de verificação de status: Aqui é onde eu marco as tarefas quando começo e termino elas. Tarefas podem incluir coisas como criar uma premissa de história, definir o enredo, e escrever de fato o rascunho. Quando for a hora de editar, adicionarei essas tarefas também.
  • Resumo do enredo: Maior do que a premissa, isso são quatro ou cinco parágrafos descrevendo a história inteira do começo ao fim. Quando me perco no meio do rascunho (e eu sei que vou me perder), sempre posso olhar para este resumo e me lembrar de onde estou e porque.
  • Análise do capítulo: Esta tabela contém resumos de uma linha do que acontece (ou do que eu acho que vai acontecer) em cada capítulo. Se estou me sentindo bem organizado, posso preencher isso de cara, mas geralmente, ele é preenchido conforme eu vou seguindo. Cada fila tem uma caixa de verificação para que eu possa saber na hora que eu olhar quanto da história já foi concluída. Também incluo links para cada nota de capítulo para que eu possa pular diretamente para um capítulo em especial quando preciso.

novel dashboard

Quer ter uma nota de painel de comando do seu romance? Baixe o modelo »

E é isso! Este sistema pode não funcionar para todo mundo. Ele evoluiu ao longo do tempo para se adequar aos meus hábitos e manias individuais. Mas ele tem sido muito útil na hora de organizar minha mente bagunçada e manter meu foco no objetivo final.. Espero que te ajude também.

Boa sorte nas suas aventuras de escrita!

 

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'