Novidades

A Evernote chega às nuvens: migração para o Google Cloud Platform concluída!

A Evernote chega às nuvens: migração para o Google Cloud Platform concluída!

Escrito por Evernote Brasil, em 08 fev 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 08 fev 2017

Comentário

Em setembro, anunciamos que a Evernote migraria para uma moderna infraestrutura na nuvem e não perdemos tempo para iniciar esse processo.

Apenas um mês após o anúncio, já estávamos movendo dados para a Google Cloud Platform. Agora já podemos dizer que migramos com sucesso nosso serviço para a nuvem, e conseguimos isso com impacto mínimo para nossos clientes.

Como essa migração aconteceu por trás das cortinas, você não percebeu mudanças na sua experiência diária do Evernote. Para os engenheiros que compreendem as complexidades técnicas envolvidas em mover grandes quantidades de dados para a nuvem de maneira rápida e segura, a migração da Evernote para a nuvem foi monumental.

O que fizemos

Usando a analogia de se mudar para uma casa nova: olhando de primeira, o novo lar da Evernote na nuvem pode não parecer tão diferente assim, mas ele é construído sobre uma base muito mais forte, está em um terreno maior, vem com um novo sistema hidráulico, e tem até um sistema de alarme atualizado. De modo geral, é um lugar muito melhor pra se viver.

Em vez de despejar recursos na manutenção diária dos equipamentos e softwares necessários para fazer o Evernote funcionar, agora podemos focar a maior parte do nosso tempo e energia em atender às necessidades do cliente. Apesar de parecer sutil no começo, esta mudança para a nuvem trará mais benefícios em um futuro não tão distante, como maior estabilidade, melhorias na segurança e entrega mais rápida de recursos novos e inovadores.

O que conquistamos

Apesar de cada empreendimento de engenharia ser diferente e encontrar desafios únicos, esforços de migração para a nuvem desta magnitude geralmente levam mais tempo do que o esperado (cerca de 9 a 12 meses) e consomem mais recursos do que inicialmente foi planejado. Impulsionados pelo nosso compromisso em minimizar as perturbações no serviço, fizemos isso em menos de 70 dias.

Nesse curto espaço de tempo, movemos com sucesso 5 bilhões de notas e 5 bilhões de anexos para nossa nova infraestrutura baseada na nuvem. Isso são mais de 3 petabytes de dados. Para colocar isso em contexto, é o equivalente a mover conteúdo suficiente para preencher pouco mais de 10 cópias* de todos os livros publicados na história moderna.

Apesar de não precisarmos de caixas ou de caminhões de mudanças, a Evernote tomou muito cuidado para garantir que todos os dados fossem embalados de maneira apropriada, organizados sistematicamente e transportados de maneira segura. Começamos transportando alguns itens por vez, depois, quando já estávamos 100% certos que era seguro fazer isso, movemos mais dados.

Um Evernote mais rápido e mais confiável

Então, quais os benefícios você pode esperar assim que estivermos totalmente acomodados em nossa nova casa na nuvem? Para muitas pessoas, o Evernote é a extensão de suas mentes, então a segurança sempre foi a maior prioridade. Com a criptografia de dados em descanso e um planejamento aprimorado de recuperação de desastres, podemos fornecer uma camada extra de proteção para seus pensamentos e ideias.

É comum criptografar os dados quando estão sendo transferidos de um local para o outro para que evitar que sejam lidos ou mesmo se interceptados. Porém, o conceito de “criptografia de dados em descanso”, significa que seus dados estão protegidos, mesmo quando não estão sendo movidos para nenhum lugar. O planejamento de recuperação de desastres garante que estamos melhor equipados para restaurar o serviço Evernote de maneira suave e rápida, caso ocorra um improvável grande desastre.

O que vem a seguir?

Agora que atingimos nosso objetivo audacioso e chegamos às nuvens, já estamos colocando essas vantagens para funcionar. Fique ligado para mais novidades enquanto construímos a próxima geração do Evernote – aquela que lhe ajudará a realizar mais coisas com velocidade, segurança e tranquilidade.

* PS: Há aproximadamente 150 milhões de livros publicados na história do mundo moderno. Cada livro ocuparia 2 MB de espaço no computador para ser armazenado. Todos os livros publicados no mundo moderno = 300 milhões MB = 0,3 PB. Movemos 3 PB. Isso é equivalente a mover aproximadamente 10x o número de livros que já foram publicados na história moderna.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Novidades'