Dicas e Histórias

Técnicas efetivas de brainstorming

Técnicas efetivas de brainstorming

Escrito por Evernote Brasil, em 20 fev 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 20 fev 2017

Comentário

O brainstorming é um das melhores maneiras de gerar ideias e resolver problemas, sozinho ou em um grupo. Não dá pra substituir o fluxo de ideias livre e improvisado, mas isso não significa que você não deveria pensar adiante. Aqui estão algumas dicas e técnicas para aproveitar ao máximo suas sessões de brainstorming.

Brainstorm o seu brainstorming

Se pedirem pra você liderar um brainstorming de uma equipe, e isso for novidade pra você, a preparação é a chave. Apesar de você querer focar boa parte do seu tempo antes do brainstorm na estratégia e pesquisa sobre o seu tópico, você deveria deixar o mundo ser a sua ignição. Use o Evernote para colecionar qualquer informação em potencial que encontrar durante o dia, seja no ônibus para o trabalho, na aula de pilates ou assistindo o jornal.

Quebre o gelo antes de começar o brainstorming

Em qualquer brainstorming, sempre há algumas pessoas que falam sem parar, enquanto outras só falam quando são solicitadas. Para ajudar todos na sala a encontrar um voz, comece com um quebra-gelo, como por exemplo: Fale alguma coisa de você que pode surpreender as pessoas. As respostas deles podem aquecer o ambiente e criar laços rápidos que ajudam a montar o ambiente seguro e acolhedor que é crucial para um brainstorming eficaz.

Lembre o seu grupo (ou você mesmo, se for sozinho), de tratar cada ideia com respeito, e permaneça apoiador em vez de destruir ideias incomuns. Se estiver trabalhando com um grupo, defina limites de tempo para manter as ideias fluindo e garanta que a fala está aberta para todos. Deixe as ignições – e as novas ideias – voarem, mas tente não se aprofundar muito em uma única ideia às custas do brainstorming colaborativo.

Assim que você definir o tom, apresente de maneira clara o problema ou desafio. Pergunte ao grupo, “Como é o sucesso?” Gaste algum tempo para olhar o que seus concorrentes estão fazendo para ver o que vale a pena copiar e o que não vale.

Em vez de pedir respostas, você também pode usar a técnica “starbursting”, onde as perguntas geram novas perguntas. Por exemplo, ao pensar sobre um novo produto, perguntas como “Quais recursos devemos incluir?” ou “Como é o nosso cliente?” ajudam todos a medir uma nova ideia.

Jeff Sanders, uma referência em coaching de produtividade, usuário do Evernote e autor do best-seller da Amazon sobre produtividade, The 5 AM Miracle: Dominate Your Day Before Breakfast (O Milagre das 5 da Manhã: Domine Seu Dia Antes do Café da Manhã, mantém um caderno pronto para capturar uma ideia mirabolante que geralmente aparece durante uma sessão de brainstorming.

“Programo blocos de tempos para sessões de brainstorming criativos e resolução de problemas”, ele diz, complementando, “Prefiro blocos de 30-60 minutos onde posso focar exclusivamente em responder uma questão que resolve um problema no meu projeto atual. Gravo cada ideia nova em uma nova nota para capturar o processo inteiro.”

Envolva todo mundo

Além de se manter nos tempo programado e manter um limite nas discussões prolongadas, você pode equilibrar a participação entre os presentes com essas técnicas:

  • Crie um mapa mental. Um mapa mental é uma maneira de visualizar e analisar seu objetivo, tarefa ou desafio. Você pode criar um mapa mental com lápis e papel ou usando um dos vários aplicativos de mapas mentais disponíveis. Ou, abra uma nota para rapidamente capturar ideias conforme a representação visual das suas ideias colaborativas vão se formando.
  • Escreva tudo. Faça com que as pessoas escrevam ideias em um pedaço de papel. Se você define um limite de tempo e solicita ideias de maneira anônima, as pessoas terão menos tempo de se exibir ou de estarem preocupadas com o que os outros pensam sobre suas ideias.
  • Round Robin. Coloque o grupo em um círculo. Assim que o tópico for dado, cada pessoa lança uma ideia que é gravada pelo moderador. Ninguém avalia as ideias até todos terem compartilhado.
  • Escada. Essa técnica é útil para quando você possui líderes no seu grupo que podem tentar tomar a conversa para si. Como o facilitador, você compartilha o tópico e todos saem da sala, exceto dois membros da equipe. Após discutirem suas ideias, outro companheiro de equipe se junta a eles e apresenta sua ideia aos outros dois antes dos dois anteriores discutirem as deles. Este processo é repetido até todos estarem novamente na sala, compartilhando suas ideias de maneira conjunta.
  • Passe Adiante. Dê 30 segundos para cada um escrever uma ideia num pedaço de papel, e faça-os passar adiante para a próxima pessoa que adiciona conteúdo a essa ideia. Mantenha o papel circulando pela sala até todos terem adicionado seus pensamentos. Ver as ideias dos outros ajuda a gerar novas, e escrevê-las em vez de falar pode ser mais fácil para colaboradores tímidos. Essa é outra maneira dos participantes compartilharem ideias e adicionar ao seu caderno de brainstorming usando o Evernote.

Misture tudo

Torne o seu brainstorming divertido e cativante ao realizar sua reunião em um local animador. Uma mudança de local encoraja o pensamento visual, o desenvolvimento de novos papeis e levar até o limite. Aqui estão algumas ideias:

  • Mude de ambiente. Vá para um espaço diferente, como uma sala de conferência em um zoológico, museu ou teatro local. Qualquer lugar que não seja o seu ambiente normal de trabalho pode movimentar seu brainstorm.
  • Seja inteligente. Acabe com as palavras e faça com que sua equipe desenhe ou molde suas ideias em materiais artísticos, brinquedos (massinha é uma ótima ideia), ou objetos encontrados—depois tire fotos para capturar o momento. Ou coloque todos em uma caça ao tesouro na internet de 10 minutos usando o Evernote Web Clipper e veja as joias visuais que eles descobrirão.
  • Interpretação. Mude o caminho e oponha pontos de vista, ou peça ao seu grupo para expressas ideias usando perspectivas externas. “Como uma criança de cinco anos de idade resolveria isso?” ou “O que Luke Skywalker faria?” são ótimos exemplos pra começar uma ideia.
  • Vá até o limite. Experimente a técnica “Edgecraft” de Seth Godin. Em vez de focar no seu negócio chave — por exemplo, vender passagens aéreas — faça um brainstorm sobre coisas no limite do seu negócio, como por exemplo que tipos de lanches únicos você poderia distribuir durante um voo. Você começará a ver os seus problemas de fora para dentro.

Mantenha o momento

Jeff Sanders nos conta, “Após um brainstorming, eu vasculho as ideias e seleciono só as melhores para serem armazenadas em um caderno específico do projeto.”

Para manter tudo em movimento, encoraje todos a continuar o brainstorm por conta própria ou em pequenos grupos, adicionando novas ideias, rascunhos e conteúdos da internet — qualquer coisa que motive as imaginações após eles retornarem para suas mesas.

O acompanhamento também é importante. Certifique-se que as pessoas responsáveis pelos resultados do pós-brainstorm compreendam seus papeis e as expectativas da equipe, e verifique em momentos chave conforme novas ideias vão sendo implementadas. Você também sempre pode agendar outro brainstorm em grupo se as pessoas ficarem presas.

Dicas para aproveitar ao máximo o Evernote no seu brainstorming

  • Prepare-se para o seu brainstorming abrindo uma nota para capturar rapidamente ideias e salvar fotos que você tirou.
  • Rapidamente pegue e salve artigos, fotos e vídeos que você encontrar na internet com o Web Clipper.
    Dê uma olhada em aplicativos de mapeamento da mente que se integram ao Evernote, como o ConceptDraw MINDMAP.
  • Se a sua equipe usa o Evernote, peça-os para gravar e compartilhar suas ideias do “Escreva Tudo” ou “Passe Adiante”. Isso pode se tornar parte do seu caderno de brainstorming.
  • Crie um caderno compartilhado, pós-brainstorm onde sua equipe pode continuar a adicionar novas notas, rascunhos, fotos e conteúdo da web após o fim do brainstorming.

O fim do brainstorm é só o começo. Conclua tudo agradecendo a todos por participar. Sua gratidão de coração fará com que as pessoas se sintam bem pelas contribuições que fizeram e ajudará a preparar o terreno para sessões de brainstorm positivas e positivas no futuro.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'

Um comentário RSS

  • Corretor Walter Costa

    Gostei muito de suas dicas. Importante em todos os meio que trabalhamos. Afinal, Pessoas são as mais importantes, as melhores. Temos a Criação :o)