Dicas e Histórias

Mulheres Inspiradoras: Josy Nascimento

Mulheres Inspiradoras: Josy Nascimento

Escrito por Evernote Brasil, em 27 mar 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 27 mar 2017

Comentário

Josy Nascimento é engenheira eletricista pós-graduada em Gerenciamento de Projeto com Práticas PMI.

Atualmente, lidera projetos multidisciplinares de engenharia na área hospitalar na empresa Engemon, e já esteve à frente de obras como Hospital São Camilo, Hospital Albert Einstein e Hospital Municipal de Parelheiros, além do laboratório Fleury Medicina & Saúde.

Josy ocupa um cargo de destaque em um ramo da indústria tradicionalmente dominada por homens. “Na minha área de atuação, em algumas obras, cheguei a ter equipe de quase 200 funcionários, onde as únicas mulheres éramos eu, a gerente da obra, e a auxiliar de limpeza”.

Abaixo, a profissional conta quais são seus desafios profissionais nesse cenário.

Quais são os seus planos profissionais para 2017?

Primeiro de tudo é contribuir efetivamente para a empresa e para nossos clientes. Outros projetos ainda para 2017 são minha atualização para o mercado e algumas certificações de gestão, como atuação efetiva na área de fornecedores de saúde.

Como você se organiza para alcançar seus objetivos e metas?

Esta não é uma tarefa muito fácil, o meu segredo é a concentração: preciso ter todas as metas traçadas mentalmente e conseguir visualizar o resultado final. A partir deste momento, começo a traçar o plano de ação a ser executado, planejo todos as tarefas junto com um cronograma detalhado com datas definidas para cada etapa do plano. Em seguida coloco em prática o que foi planejado. O segredo para atingir os meus objetivos e metas em 99% do que foi planejado é seguir firme com responsabilidade ao atendimento das datas pré-definidas, monitorando e controlando constantemente o resultado de cada etapa do plano de ação para que o meu resultado seja satisfatório. Na maioria dos casos, consigo atingir de 97% a 99,9%. Um lema que levo comigo para conseguir chegar a estes resultados é manter a força da positividade!!

No Brasil, como você vê o empoderamento da mulher no mercado de trabalho como um todo? E na sua área de atuação?

No mercado de trabalho há, sim, um preconceito em relação às mulheres, ouvimos muito dizer que “lugar de mulher é na cozinha”, mas digo e sempre repito que meu lugar é onde eu quiser! Hoje ocupo um cargo em um universo composto por 95% de homens. Sempre me posicionei e me mantive forte, encontrei apoio, mas também preconceitos. Sempre me mantive forte e mostrei o meu poder com atitudes e não imposição.

Há também uma diferença de remuneração muito grande no mercado trabalho, mas se faz necessário que nós mesmas mostremos o quanto somos importantes e que temos o mesmo valor. Na minha área de atuação, em algumas obras, cheguei a ter equipe de quase 200 funcionários, onde as únicas mulheres éramos eu, a gerente da obra, e a auxiliar de limpeza.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'