Dicas e Histórias

Evernote e a aventura da criação literária

Evernote e a aventura da criação literária

Escrito por Evernote Brasil, em 18 maio 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 18 maio 2017

Comentário

Mário Bentes é formado em Comunicação Social e, como jornalista, trabalhou em jornais, revistas, portais e assessorias de comunicação.

Ele é ainda fundador da editora Lendari, especializada em fantasia, realismo mágico, terror e ficção científica. Mais recentemente, tem se dedicado à carreira literária.

Seu último lançamento é “O Chamado à Aventura de Criar: A Jornada do Herói, Criação de Personagens e Métodos de Escrita”, em que dedica um capítulo às ferramentas úteis para a organização do trabalho.

Conversamos com ele para entender como o Evernote é útil na organização de seu trabalho como escritor. Confira

Como você conheceu o Evernote?

Eu conheci em 2011, em pesquisas na Internet, e passei a usar para fazer clipping de minhas matérias e reportagens que escrevia para o portal e jornal nos quais trabalhava.

Você usa o Evernote para edições de seus livros ou outros de seus trabalhos?

Antes, eu usava basicamente para clipping jornalístico. Hoje, como autor, uso como uma espécie de “baú de ideias”: eu salvo notícias, artigos, imagens e qualquer elemento que possa ajudar na construção de personagens, narrativas, ideias para contos, títulos para livros ou mesmo frases e aforismos aleatórios que me ocorrem. Salvo imediatamente no Evernote nas pastas específicas que criei para cada situação.

Qual recurso você mais usa?

Eu uso bastante o sistema de organização de cadernos para classificar e organizar as informações que salvo. Periodicamente, visito cada caderno em busca de informações que podem nortear minha inspiração.

Recentemente descobriu algum recurso do aplicativo que não conhecia?

Como usei há bastante tempo da mesma forma, não fiquei atento a alguns recursos. Por isso, somente há pouco tempo descobri o Web Clipper, o que facilita bastante o processo de armazenagem de informações relevantes.

Você usa o Evernote para trabalho em equipe? De que forma?

Gosto de organizar as ações inerentes ao processo editorial e coordenar minha pequena equipe de colaboradores e prestadores de serviço da Lendari, de modo a não esquecer ou pular nenhuma etapa importante.

Como você faz para se manter organizado e produtivo?

A organização das rotinas é fundamental e, no meu caso, depende totalmente das ferramentas. A produtividade está diretamente relacionada a esse processo organizacional. E, no caso de criativos, a produtividade está ligada, também, aos seus baús de ideias: alguns usam blocos de anotações, caderninhos, a memória (que acho perigoso) e ferramentas – no meu caso, o Evernote.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'