Dicas e Histórias

Uma palavra de gratidão ao fundador da Evernote

Uma palavra de gratidão ao fundador da Evernote

Escrito por Chris O'Neill, em 27 jun 2017

Escrito por Chris O'Neill, em 27 jun 2017

Comentário

De Chris O’Neill, CEO da Evernote

A data de 24 de junho marcou o nono ano desde que o Evernote saiu de um teste privado para um beta público aberto. Ao longo desse tempo, mais de 200 milhões de pessoas usaram o Evernote para criar mais de 5 bilhões de notas ao redor do mundo. Boa parte do meu tempo é gasto pensando sobre o futuro da Evernote, porém nesta ocasião, gostaria de separar um momento para refletir sobre o passado da Evernote, suas origens e mais especificamente sobre o homem cuja visão e previsão levou-o a fundar nossa empresa, Stepan Pachikov.

Deixe-me explicar quem é Stepan Pachikov e como suas noções mudaram o mundo. Todos os dias, existe uma boa chance de você ter encostado em algo inventado por Stepan.

Já assinou seu nome com uma caneta stylus diretamente em um computador ou dispositivo móvel? A capacidade dos computadores lerem escrita à mão foi invenção do Stepan.

Se você está nos Estados Unidos e recebeu uma bela carta escrita à mão através do correio, foi Stepan que inventou a tecnologia usada para ler e direcionar automaticamente encomendas escritas à mão para o lugar certo.

Ele também foi um dos pioneiros do VRML, ou Linguagem de Modelagem de Realidade Virtual, então você também pode agradecer ao Stepan todas as vezes que jogar um jogo de video game imersivo.

Em 2002, Stepan pensou em criar o Evernote porque ele era um cara inteligente com uma péssima memória. Ele sonhou com uma maneira de fazer uma cópia do seu cérebro inteiro, capturando informações e pensamentos com a mesma velocidade que pensamos. Ele me ensinou a nunca perder de vista a ideia que “o alcance de uma pessoa deve ser maior que o alcance de suas mãos”.

Ele está sempre um ou dois (ou 100) passos à frente de todo mundo. Stepan é um visionário na forma mais verdadeira da palavra. Adoro ouvi-lo falar sobre suas paixões e ideias pessoais sobre para onde o Evernote deve caminhar nos próximos 5 ou 10 anos.

Quero agradecer Stepan. Quero agradecê-lo por insistir na excelência do produto. Ele sempre diz que “a melhor experiência de produto vence”. E ele tem razão. Quero agradecê-lo por sua curiosidade, que acredito ser inspiradora. Quero agradecê-lo por sempre me fazer pensar e por confiar em mim. E quero agradecê-lo pela quantidade imensa de paixão nos consumidores que ele criou no mundo. Por construir esta comunidade de pessoas que se reúnem ao redor da bandeira do Evernote.

Como dizia o falecido Robin Williams, todos nós recebemos “só uma pequena centelha de loucura. Não devemos perdê-la.” Gostaria de agradecer ao Stepan por nunca ter perdido seu deslumbre e imaginação de criança mesmo diante da adversidade e por não ter medo de transformar ideias escandalosas em produtos reais e úteis — pessoas como Stepan Pachikov são aqueles que tem o poder de mudar o mundo. Ele certamente tem.

Obrigado Stepan!

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'