Dicas e Histórias

Games, podcasts e Evernote

Games, podcasts e Evernote

Escrito por Evernote Brasil, em 30 jun 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 30 jun 2017

Comentário

Caio Corraini é jornalista, editor e empresário. Aos 29 anos trabalha com games e podcasts.

Ele contribui para o canal Jogabilidade! E também é responsável pelos podcasts Mamilos e Braincast, ambos hospedados no site Brainstorm9.

Para dar conta de tudo isso, claro, ele usa o Evernote.

Qual foi a primeira vez que você teve contato com o Evernote?

Minha primeira experiência com o Evernote aconteceu após perceber que era impossível continuar crescendo profissionalmente sem me organizar melhor. Quando tinha poucos clientes, era fácil ter de cabeça os deadlines e afazeres diários, mas assim que a operação começou a expandir, acabava me perdendo em meio aos prazos, o que resultou em diversas madrugadas desnecessariamente viradas e uma queda na qualidade de vida.

Você usa o Evernote para produzir conteúdo para o Jogabilidade ou no B9? Como?

No Jogabilidade sou tanto responsável pela edição de alguns projetos, como também pela pré-produção e apresentação de outros. Utilizo a ferramenta para redigir roteiros dos vídeos e podcasts, guardar referências que poderão ser interessantes futuramente, definir uma agenda para a publicação do material, bem como compartilhar ideias com os outros integrantes da empresa.

Já para o B9, como editor do Braincast e Mamilos, acabo utilizando o Evernote principalmente para agregar as diretrizes da edição de cada um dos episódios. Como essas informações geralmente são trocadas através do chat do Facebook, acabo transportando-as para uma nota específica, a fim de encontrá-las com maior facilidade.

Você usa outras ferramentas de produtividade? Quais?

Utilizo também o Trello em projetos cujo desenvolvimento precisa ser acompanhado por várias pessoas ao mesmo tempo, mas em todo o resto, acabei unificando minhas necessidades no Evernote.

Qual o valor do Evernote para a sua vida?

Atualmente o Evernote é imprescindível para a minha rotina. É o primeiro programa que abro ao ligar o computador quando me sento para trabalhar e o último que fecho ao desligar o celular quando vou dormir.

O pensamento mais sóbrio sobre minhas atividades que adquiri depois que comecei a organizá-las no aplicativo é algo que irá me acompanhar mesmo que algum dia acabe migrando para outra plataforma.

O que você acha que mudou depois de passar a usá-lo?

Nunca mais perdi um deadline, o que por si só, já seria o suficiente para justificar o uso diário.

Mas acabei expandindo e agora dentro dele tenho não só um diário de afazeres, mas também um caderno onde organizo e registro as minhas contas mensais, um outro para a programação de investimentos, além dos roteiros e demais conteúdos desenvolvidos para o Jogabilidade.

Estas informações ficavam espalhadas em diversas pastas e se perdiam com facilidade. Agora, com essa centralização e a acessibilidade em qualquer lugar, me sinto mais confortável.

Qual recurso você mais usa?

Com certeza a criação de notas para assuntos diferentes, com o objetivo de repartir os projetos em suas especificidades, ao invés de juntar tudo em um documento só do Word como fazia antigamente.

De que forma você se organiza com o Evernote?

Sei que existem muitos modelos de organização já difundidos e com diversos adeptos, mas peguei as dicas de diversos usuários e acabei bolando algo que funcionava especificamente para mim, em conjunto com o Evernote.

agenda

O principal, que é a agenda, foi idealizada com uma pilha para o ano, cadernos para os meses e notas para cada um dos dias. Nelas tenho um checklist com todas as atividades que irei desenvolver, facilitando a visualização do que foi feito e do que está na próxima linha de prioridades.

Sempre que tenho um compromisso importante, já o adiciono na nota designada e ativo a notificação para me alertar um tempo antes.

Reúno todas as notas em um hub, com o link de cada uma, o que agiliza ainda mais quando tenho de buscar uma data específica.

Talvez a maneira com que faço as coisas seja muito burocrática e existam procedimentos melhores – nunca me acostumei com as tags, por exemplo -, então gostaria de aprender mais e agregar ao meu padrão.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'