Dicas e Histórias

Como uma startup alcança crescimento exponencial: uma visita ao Vale do Silício

Como uma startup alcança crescimento exponencial: uma visita ao Vale do Silício

Escrito por Evernote Brasil, em 25 jul 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 25 jul 2017

Comentário

Pedro Waengertner é o fundador da ACE, eleita a melhor aceleradora da América Latina por 3 anos consecutivos pelo Latam Founders e do Zupa, o primeiro site de reserva de restaurantes no Brasil.

Em novembro de 2016, ele foi a San Francisco com uma missão: visitar algumas das principais startups do Vale do Silício para descobrir como uma empresa alcança crescimento exponencial nos dias de hoje. Uma das startups visitadas foi a Evernote!

O resultado foi o documentário Go N Grow, realizado em parceria com o MeuSucesso.com. Conversamos com ele sobre a experiência, sobre a visita ao headquarter da Evernote e, claro, sobre o modo como ele se organiza em seu dia a dia.

Como surgiu a ideia de fazer o documentário Go N Grow?

O documentário surgiu a partir de uma conversa minha com Sandro Magaldi, CEO do MeuSucesso.com. A inspiração veio do fato da maioria das informações que chegam até os empreendedores Brasileiros não refletem as principais metodologias e forma de pensar do Vale do Silício. Justamente os pontos que acreditamos ser possível “importar” e começar a adotar. Decidirmos ir até o Vale e entrevistar várias pessoas que pudessem nos mostrar um pouco desta forma de pensar.

Por que você escolheu a Evernote como uma das startups a serem entrevistadas?

Além de ser uma das empresas icônicas do Vale do Silício, o Evernote é extremamente conhecido pelos usuários. Acreditamos que conversando com uma empresa que todos conhecem, os aprendizados ficam mais claros. Coincidentemente foi uma das empresas onde mais conseguimos obter informações e conversar com a equipe.

Como foi a visita ao headquarter da empresa?

Foi excelente. Conseguimos uma ótima entrevista e pude conversar com várias pessoas dentro da empresa. Com a maioria delas esbarramos por acaso. Acho que esta abertura e transparência é uma das coisas mais interessantes do Vale do Silício e ficou evidente na visita à Evernote.

Como você, grande parte dos usuários Evernote são empreendedores. Durante a entrevista com nosso SVP de Marketing, Andrew Malcolm, você encontrou metodologias semelhantes às adotadas por você?

Andrew foi extremamente gentil com seu tempo e nos deu vários insights importantes. O mais curioso é que a maneira de pensar é muito próxima do que pregamos aqui na ACE. As metodologias são muito parecidas e a filosofia de prototipação e foco no usuário é uma grande inspiração para nós.

Atuando em diversos negócios, podemos imaginar os milhões de dados com os quais você deve lidar. Como você organiza as informações e ideias?

Uso o Evernote para tudo. Desde posts de blog até a organização de tarefas. Também digitalizo cartões de visita e documentos do dia a dia. Minha vida está inteira na ferramenta.

Quais os recursos do Evernote que você mais usa?

Sem dúvida, o recurso que mais uso é o gerenciamento de tarefas. Adoro criar listas e gerenciar as atividades por ali. Comecei há pouco a compartilhar minhas notas com outras pessoas. É um recurso muito interessante.

Quais características e tipos de startups atraem mais a atenção da ACE?

Nós já aprendemos muito nestes 5 anos desde a nossa criação. Hoje a nossa prioridade está em ótimos times atuando em grandes mercados. A avaliação da ACE aprofunda muito estes dois aspectos. Tentamos não seguir a moda e focar naquilo que acreditamos.

Para empreendedores que dedicam sua startup na criação de aplicativos: quais as regras de ouro que devem ser seguidas para que sejam bem-sucedidas?

O modelo do aplicativo tradicional é muito desafiador. Idealmente, tenta-se criar uma plataforma, onde o aplicativo é a forma de entregar valor. O Evernote é um bom exemplo. Eu uso tanto no Desktop quanto mobile, o que justifica uma assinatura. Isso gera uma receita recorrente para a empresa. Depender da venda do app em si é bastante difícil.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'