Dicas e Histórias

11 técnicas de pesquisa avançada para você encontrar o que precisa

11 técnicas de pesquisa avançada para você encontrar o que precisa

Escrito por Evernote Brasil, em 21 ago 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 21 ago 2017

Comentário

Você está pesquisando uma informação no Evernote? Existem várias maneiras diferentes de filtrar os resultados.

Você pode simplesmente digitar um termo específico na caixa de busca ou usar técnicas super avançadas de pesquisa. Apesar de o termo “técnicas de pesquisa avançada” parecer um pouco intimidador (e até um pouco ameaçador e ou ainda fora de alcance), essa nada mais é que uma forma chique de dizer que existem maneiras de melhorar suas habilidades de pesquisa no Evernote.

Libere a potência por trás da barra de pesquisas

Por que precisamos de técnicas de pesquisa avançada? É tão difícil assim?

Todo mundo conhece a forma mais básica de pesquisar: digitar na barra de pesquisa do Evernote e depois rolar pelos resultados para encontrar o que você buscava. Bem óbvio, certo?

Mas em algum momento, vai chegar a hora em que uma pesquisa simples vai trazer muitos resultados. Conforme você começa a inserir mais informações no Evernote, fica difícil encontrar o que você precisa com a pesquisa simples e tradicional. Por exemplo, você digita “notas de reunião” na barra de pesquisa e  o Evernote mostra 4.144 resultados: isso está um pouco além das nossas habilidades de “rolar e olhar”, certo?

Felizmente, há mais nesta pequena caixa de pesquisa do que parece. Abaixo listamos ferramentas poderosas, tais como sintaxe avançada, atalhos de aplicativos e mais.

Dicas avançadas de pesquisa para os menos avançados

Pesquisa avançada significa, na verdade, falar com a tecnologia que impulsiona o Evernote em um idioma que ela compreende. Você pode mergulhar na sintaxe de pesquisa avançada no Evernote com esta lista para dominar todos os termos de pesquisa que temos.

Para facilitar ainda mais sua vida, juntamos alguns de nossos métodos preferidos de pesquisa avançada aqui para que você consiga pegar o jeito e seguir adiante. (Dessa forma, você pode deixar para o seu eu futuro a tarefa formidável de aprender uma sintaxe de pesquisa e a memorização de atalhos.)

1. Pegue um atalho

Para começar com o mais fácil, experimente alguns atalhos de teclado para pesquisa.

  • Acesse rapidamente a barra de pesquisa no Evernote usando Option + Cmd + F para Mac ou Ctrl + Q para Windows.
  • Para pesquisar especificamente dentro da nota que está aberta no momento, use Ctrl + F no Windows e Cmd + F para Mac.
  • Enquanto o Evernote está rodando em segundo plano, usar Win + Shift + F no Windows e Ctrl + Cmd + E no Mac te leva imediatamente para nossa barra de pesquisa. (Não importa se você está trabalhando no seu navegador ou no iTunes, você pode sempre acessar a pesquisa ao pular diretamente no Evernote).
  • Precisa de uma nota, caderno ou etiqueta rapidamente? Use Cmd + J no Evernote para Mac ou Ctrl + Q para o Windows “pular” para lá rapidamente. Você pode ver nossos cadernos mais recentes ou pesquisar outras coisas em geral. Experimente: você vai ver porque este atalho é um de nossos favoritos.

mac advanced search

2. Vá direto para o caderno

Se você defende o time cadernos na batalha eterna entre cadernos e etiquetas, então você provavelmente tem muitos deles e pode levar um tempo para navegar até o caderno exato que você procura.

  • Encontre coisas em um caderno específico ao digitar notebook:nome do caderno na barra de pesquisa. Certifique-se de não incluir um espaço entre os dois pontos e o nome do caderno.

3. O poder do any

Se você digita “notas de reunião” na barra de pesquisas, o Evernote mostra apenas as notas que incluem todas as suas palavras chave de pesquisa (por exemplo: para a nota ser incluída nos resultados, os termos “reunião” e “notas” devem ambos constar no título da nota). Mas e se a nota que você está procurando for intitulada notas de sincronia de equipe ou notas da sessão de brainstorming? Aí você não vai ter muita sorte na pesquisa!

  • Coloque any: antes do seu termo de pesquisa. Por exemplo, any: notas de reunião mostrará todas as notas que contém ou “reunião” ou “notas”.

4. Exclua à vontade

Nem tudo precisa ser incluído. Se você é um etiquetador ávido, então esta dica é especialmente útil.

  • Pesquise notas não etiquetadas usando -tag. Por exemplo, se você está procurando um recibo que ainda não enviou (e você é meticuloso na hora de usar as etiquetas corretas), você pode digitar -tag:enviados na barra de pesquisas para encontrar recibos sem a etiqueta enviados.
  • Use -tag:* para mostrar todas as notas sem etiquetas. Se você gosta de ordenar as notas com etiquetas, então essa é uma ótima forma de ver todas as notas que você ainda não ordenou.

5. Descreva

Se você está usando o Evernote em inglês no Mac, então você realmente precisa conhecer a pesquisa descritiva. Use palavras simples para encontrar as coisas rapidamente.

  • Se você capturou um ótimo artigo mês passado, mas não consegue lembrar onde colocou, basta digitar “capturas da web do mês passado” e a barra de pesquisa do Evernote fará o trabalho por você.
  • Para encontrar aquele PDF que você está procurando, digite “notas com PDFs” na barra de pesquisa.
  • Veja todas as notas que você criou na sua viagem de negócios para a Alemanha ao pesquisar notas da Alemanha.

pdf

6. Verifique seu progresso

Atenção planejadores e criadores de listas, esta é para vocês. Pesquisar suas notas por caixas de verificação muda o jogo.

  • Pesquise todo:false para ver todas as suas notas com tarefas incompletas, uma maneira fácil de ver o que falta nas suas várias listas de tarefas.
  • Digite todo:true para ver o que você realizou recentemente.
  • Use todo:* para revelar todas as notas com caixas de seleção, marcadas ou não.

todolist

7. Vá direto na fonte

Cada um de nós lembra das coisas de maneiras diferentes. Alguns costumam se lembrar das notas pelo método usado para coletá-las: “Onde está aquele PDF? Sei que encaminhei ele para o Evernote a partir do meu e-mail, mas onde foi que o coloquei?…” Se sua mente também funciona assim, (inclusive com a parte de falar consigo mesmo), então estas dicas são para você:

  • Digite source:mobile para ver todas as notas que foram criadas no seu telefone. Isso é perfeito para aqueles momentos em que você capturou uma grande ideia no seu telefone há meses, mas depois esqueceu tanto a ideia como onde a colocou no Evernote.
  • Use source:mail.stmp para ver notas adicionadas pelo e-mail. Esta dica é ótima para quando você se lembrou de encaminhar um e-mail importante para o Evernote recentemente, mas não se lembra para onde enviou. (Ou, ainda, se mandou para o caderno errado.)
  • Experimente source:web.clip para ver todas as notas adicionadas usando o Web Clipper.

8. Gerencie sua pesquisa pela mídia

Adicionar anexos é parte do que faz o Evernote ser grande. A capacidade de pesquisar notas que contém tipos específicos de mídias, desde áudio até imagens e PDFs, faz com que este recurso bacana seja ainda melhor.

  • Faça uma pesquisa ampla ao digitar em resource:audio/* para ver todas as notas com algum tipo de áudio.
  • Seja mais específico ao pesquisar resource:image/jpeg para encontrar somente arquivos de imagem JPEG.

9. Tudo em um dia de trabalho

Você já chegou no final do dia e pensou, “O que eu de fato fiz hoje”? O autor e especialista em paperless Jaime Todd Rubin nos traz uma grande dica para resolver este problema.

Digite created:day na barra de pesquisa no final do dia. Dessa forma você pode rever no que trabalhou e fazer mudanças na sua lista de tarefas para amanhã.

10. Veja o que você conquistou

Colocamos muita coisa no Evernote. Às vezes é divertido olhar para trás e ver exatamente quanto.

http://twitter.com/vladcampos/status/852662058323759105

Digite created:201601-created:20161231 para descobrir quantas notas você criou no Evernote em 2016.

11. Pesquisa salva ao resgate

Agora que você foi apresentado a algumas maneiras diferentes de pesquisar, você se vê usando alguma destas técnicas avançadas mais do que uma vez? Caso se veja, você definitivamente precisa das Pesquisas Salvas na sua vida.

  • Crie uma pesquisa salva para que você não precise voltar para este artigo ou procurá-lo novamente.
  • Economize ainda mais tempo ao adicionar pesquisas salvas à sua aba de atalhos. (Por exemplo, você pode salvar a pesquisa todo:false e adicioná-la aos seus atalhos—dessa forma você pode dar uma olhada rápida no que ainda tem para fazer na sua lista de verificação ao final de cada dia.)

Vá em frente e pesquise

Caso você não tenha percebido, quando tiver as técnicas de pesquisa avançadas ao seu lado, as possibilidades são infinitas. Há muitas mais aplicações para estas dicas, então não tenha medo de entrar lá, misturar tudo e experimentar para ver o que funciona melhor para o seu fluxo de trabalho.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'