Dicas e Histórias

Compartilhe sua experiência em eventos com o Evernote

Compartilhe sua experiência em eventos com o Evernote

Escrito por Evernote Brasil, em 04 set 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 04 set 2017

Comentário

Por quanto tempo você acha que consegue se lembrar do conteúdo de uma palestra? Não há ocasiões em que você deseja se lembrar de um fato ou citação especial de um palestrante? Apesar de haver alguns sortudos que nunca se esquecem de nada, a maioria de nós possui habilidades de retenção médias. De fato, você pode ficar surpreso ao saber que esquecemos mais da metade das coisas que aprendemos numa questão de dias. Mas, geralmente gastamos milhares para participar de conferências profissionais e temos muitas informações para serem lembradas—e rapidamente esquecidas.

Pode parecer óbvio, mas fazer anotações em congressos pode ser um grande remédio para este problema. Configure um caderno no Evernote para um evento em que você está participando ou organizando, e crie uma nota para cada palestra principal ou mesa redonda. Faça anotações ao vivo nas sessões, e você terá um caderno cheio de conhecimentos valiosos que podem ser compartilhados ou separados mais tarde.

Ter um caderno para um evento é uma grande ideia por três simples motivos:

1. Notas são curtas
Olhe ao redor e você encontrará diversos vídeos das principais palestras principais, mas quem tem tempo de assisti-los? Leva menos tempo digerir um resumo de nota do que folhear um PowerPoint inteiro ou assistir um vídeo. Além disso, você sempre pode adicionar versões PDF de apresentações ou links para vídeos no Evernote.

2. Notas ficam com você
Por que confiar na sua memória a curto prazo? Quando você escreve, o que você captura fica com você, pronto sempre que você precisar.

3. Notas são compartilháveis
Se você está participando de um congresso, compartilhe suas impressões com outros participantes—ou com colegas de trabalho que não conseguiram ir. Se você for um organizador de eventos, compartilhe notas com seus convidados como parte de uma “sacola de presentes digital”—eles com certeza vão adorar. A Evernote normalmente serve como “anotadora oficial” em grandes eventos, como foi no SXSW deste ano.

PUBLISH-NOTEBOOK-ed

Crie um novo caderno no Evernote. Na exibição de cadernos do Evernote, clique com o botão direito no caderno que você acabou de criar para abrir o menu em cascata, e depois selecione Publicar caderno.

Defina o nome do seu URL público do caderno. Quando um caderno do Evernote é publicado como um link, você terá um URL público que depois pode ser compartilhado com qualquer um. Ao contrário de cadernos pessoais onde você precisa de permissões de leitura, qualquer um com o URL público consegue visualizar os conteúdos daquele caderno.

Conference-Template-notebook 

Saiba mais sobre como compartilhar cadernos pessoais como links (URL) »

Dica: Faça seu URL público ser rastreável e veja quantas pessoas viram seu caderno. Encurte o URL com bit.ly para ser usado nas redes sociais.

Crie uma agenda e uma nota de introdução

Assim que você preparar seu caderno, é hora de preenchê-lo com notas das palestras que você participar. Considere facilitar a navegação do caderno ao criar um link de notas. Se você configurou seu caderno para cada sessão ter sua própria nota, será possível recriar o calendário do congresso em apenas um ou dois cliques. Adicione a escalação de palestras e mesas redondas e insira links para cada nota individual.

Quer deixar o seu caderno do congresso ainda mais atraente aos leitores? Crie uma nota introdutória para dar as boas vindas a eles e ensine-os a usar o caderno. Dê uma olhada nesta nota para ver um exemplo de uma introdução.

Comece com este template de nota de resumo

Agora que você configurou a base do seu caderno, prepare as notas para todas as palestras e sessões que planeja participar. Preparar suas notas significa que você se certificará que todas as notas de cada sessão tenham um visual consistente. Dê uma olhada em nosso exemplo de nota resumo para ter um pouco de inspiração.

Há diversas coisas a ter em mente ao preparar suas notas:

  • Dê um título para cada sessão: Use uma estrutura consistente para seus títulos de nota e fique com ela. Isso facilitará a navegação das pessoas que estão vendo através do caderno.
  • Crie um link público. Você também pode compartilhar cada resumo de nota individualmente. Saiba mais sobre como criar links públicos para notas individuais.
  • Defina expectativas: Se você está anotando ao vivo em um evento ou congresso, cerifique-se de mencionar isso. Conte para sua plateia antes de olhar mais tarde a versão final se precisar de algum tempo para revisar suas notas antes delas estarem prontas para serem compartilhadas.

Prepare suas notas públicas do jeito que quiser. Ou, se quiser alguma ajuda, aqui está um modelo de nota resumo para ajudá-lo a começar.

Use o template »

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'