Dicas e Histórias

Equilibre sua vida profissional e pessoal com uma ajuda do Evernote

Equilibre sua vida profissional e pessoal com uma ajuda do Evernote

Escrito por Evernote Brasil, em 13 set 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 13 set 2017

Comentário

Marina Wajnsztejn é mestre em semiótica e tem 12 anos de experiência em agências de publicidade. Atualmente, é professora na ESPM e consultora especializada em negócios digitais. “Tenho interesse em descobrir como a comunicação pode realmente tornar o mundo um lugar melhor”, descreve-se em seu site.

Apesar da sua extensa experiência e atuação profissional, Marina não deixa seu lado pessoal desatendido: adora artes, tem hobbies como fotografia e sapateado, e dedica boa parte de seu tempo para cuidar do filho.

Muitos de nós notamos semelhanças com nossas próprias rotinas e nos perguntamos: como ela consegue? Ela adianta: “Não sou uma pessoa de natureza organizada (…) essa vida móvel pede um jeito melhor de organizar as informações, então o Evernote caiu como uma luva para mim”.

Conversamos com ela para entender como ela faz isso tudo dar certo. Confira:

Marina, como você conheceu o Evernote?

Conheci o Evernote por indicação de amigos. Estava no SXSW em 2014 e recebi um convite de última hora para fazer a cobertura do evento. Não tinha me preparado para isso, então pedi sugestões aos meus amigos e me indicaram o Evernote. Foi paixão à primeira vista.

Como você usa o Evernote para organizar suas aulas e sua rotina de trabalho?

Uso o Evernote para toda a minha vida profissional, incluindo as aulas. Hoje em dia atuo como professora da graduação da ESPM e sou consultora de empresas. Como professora, utilizo o Evernote para organizar todas as pautas, referências e fotos que quero utilizar em sala de aula. Já na parte de consultoria, como faço reuniões das mais variadas naturezas, o Evernote é sem dúvida o meu centro unificado de informação.

O trabalho em equipe é um desafio para muitas pessoas, qual sua dica para fazer esse processo fluir sem interferências?

Penso que uma das barreiras mais comuns do trabalho em equipe é justamente a falta de organização na comunicação. Por isso, ferramentas que ajudem as pessoas a alinharem informações de uma maneira mais rápida e fácil são essenciais. O embate está sempre na adoção da ferramenta: o time precisa aderir à ferramenta para que o processo seja redondo. Já tive a oportunidade de trabalhar com gente que também utilizava o Evernote e tudo ficou bem mais produtivo.

Definitivamente essa vida móvel pede um jeito melhor de organizar as informações, então o Evernote caiu como uma luva para mim.

Um outro desafio muito comum, especialmente entre pessoas que seguem uma formação acadêmica, dão aulas, têm um emprego em agência é: como lidar com a quantidade de informações recebidas diariamente?

Entre as aulas e a consultoria eu lido com um fluxo imenso de informação em lugares muito distintos. Um dia meu pode incluir aulas na faculdade pela manhã, almoço com um possível cliente, reuniões à tarde, aula de música com meu filho, café com cliente e por aí vai. Eu não sou uma pessoa de natureza organizada, então no passado eu anotava tudo em papéis de diferentes formatos e, no fim do dia, ou eu já tinha perdido os papéis ou eu gastava tempo tentando achar o papel certo na bolsa certa, já que eu costumo trocar de bolsa de acordo com o compromisso – mochila de laptop para dar aula, bolsa comum para reunião, mochila de criança na aula de música. Definitivamente essa vida móvel pede um jeito melhor de organizar as informações, então o Evernote caiu como uma luva para mim. Eu sei que tem um ponto que é um problema pessoal meu (não conseguir me organizar de uma forma natural), mas é uma questão que eu consegui compensar encontrando a ferramenta certa.

O fato de o Evernote sincronizar tudo em todos os meus devices é matador. Assim eu consigo qualquer informação independentemente de onde estou.

Você parece ser uma pessoa interessada em vários hobbies, como consegue tempo para isso também? Queremos saber sua dica para organizar bem o tempo e aproveitar melhor o dia!

Hoje eu faço muita questão de balancear a vida pessoal com a profissional, então meus dias costumam intercalar essas duas esferas. Acho que a melhor dica é colocar tudo em um calendário, estabelecer os compromissos fixos (aulas na ESPM e aula de música com meu filho, por exemplo) e ver como otimizar distâncias e horários dos compromissos variáveis (reuniões e cafés). Eu costumo organizar essas coisas no domingo à noite, como uma prévia da semana mesmo.

Qual recurso do Evernote você considera mais útil para o seu dia a dia?

O fato dele sincronizar tudo em todos os meus devices é matador. Assim eu consigo qualquer informação independentemente de onde estou. Outra coisa que eu gosto bastante é a leitura que ele faz de fotos de slides em palestras. Consigo organizar direitinho a informação que me chamou a atenção ou que vai ser mais útil para mim.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'