No Trabalho

Mude sua mesa, mude sua vida

Mude sua mesa, mude sua vida

Escrito por Evernote Brasil, em 25 set 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 25 set 2017

Comentário

A ideia que a organização gera sucesso é muito comum. Mas e se a bagunça, especialmente uma mesa bagunçada, tiver também suas recompensas? E se pudéssemos comer de maneira mais saudável, ser mais generosos ou solucionar problemas criativos melhor ao cuidar do nosso espaço de trabalho de maneira diferente, tornando-o mais organizado ou mais bagunçado?

Criativos bagunceiros: vamos conversar!

A bagunça tem uma fama péssima. Mas uma pesquisa relativamente nova da Universidade de Minnesota afirma que a bagunça encoraja a criatividade. Kathleen Vohs, a cientista e professora que liderou o estudo, notou pela primeira vez que arrumação na mesa influencia resultados quando ela trocou de escritório durante seus estudos para seu Ph.D. Vohs suspeitava que o novo ambiente estava influenciando suas cobaias e acabou descobrindo durante a pesquisa que sua hipótese tinha sentido.

Para medir a criatividade relativa em ambientes organizados contra ambientes bagunçados, Vohs e sua equipe de pesquisadores perguntaram quantos usos possíveis existem para bolas de ping pong a 48 participantes em ambientes arrumados e bagunçados. O resultado? Aqueles no ambiente bagunçado geraram cinco vezes mais ideias criativas do que os outros.

“Estar em um ambiente bagunçado levou a algo que as firmas, indústrias e sociedades querem mais: criatividade” Vohs compartilha. Ela elaborou mais dizendo que “Mentes bagunçadas podem levar a vários tipos de caminhos e soluções.” É preciso considerar que o estudo era pequeno, então não devemos levar as descobertas como palavra final.

“MENTES BAGUNÇADAS PODEM LEVAR A TODOS OS TIPOS DE CAMINHOS E SOLUÇÕES.” — DRA. KATHLEEN VOHS

Alguns dos maiores inovadores da história construíram uma ordem miraculosa a partir de espaços de trabalho bagunçados. Após o falecimento de Einstein, o jornalista Ralph Morse visitou o escritório de Einstein no Instituto de Estudos Avançados e descobriu que sua mesa estava cheia de pilhas de papel. Einstein uma vez disse: “Se uma mesa bagunçada é o sinal de uma mente bagunçada, então o que representa uma mesa vazia?” Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Toby Hsieh também trabalham com mesas bagunçadas e diz-se também que Mark Twain fazia arrumações mínimas.

É claro que uma criatividade aguçada é o resultado de mais do que apenas papeis espalhados na sua mesa. Pesquisas neurocientíficas recentes mostram que nas pessoas de mente criativa, as áreas do cérebro que criam imaginação são especialmente bem conectadas. Apesar de deixar sua mente viajar ser benéfico pra criatividade, a conexão entre os dois não é necessariamente causal.

Limpe seu espaço de trabalho para limpar sua dieta

No lado oposto, de acordo com a pesquisa de Vohs, ter uma mesa limpa pode oferecer alguns benefícios inesperados: especialmente uma probabilidade maior de fazer escolhas de alimentação mais saudáveis. No mesmo estudo, pesquisadores pediram a 34 participantes nos ambientes limpos e bagunçados para preencherem um questionário. Na hora da saída, ofereciam aos participantes um doce ou uma maçã. 67% dos participantes do ambiente arrumado escolhiam a maçã, enquanto apenas 20% do ambiente bagunçado fizeram a mesma escolha.

“Quando as pessoas estão um ambiente organizado, elas parecem ter comportamentos e decisões que seguem aquilo que é esperado”, explica Vohs.

No mesmo caminho, quando foi pedido aos participantes a fazerem uma doação para instituições de caridade após preencher o questionário, 82% dos participantes do ambiente arrumado disseram sim, em comparação com 47% dos participantes do ambiente bagunçada. Vohs e sua equipe então sugeriram que a organização também produz generosidade. Porém, estes resultados podem ou não ser representativos da natureza humana devido ao pequeno tamanho do estudo.

A conexão entre organização e estresse

Em seu livro “A Mente Organizada”, o psicólogo cognitivo Daniel J. Levitin explora a evolução do cérebro humano. Ele examina como organizamos nossas mentes e vidas na era da sobrecarga de informações.

Sobre o processo de organização, Levitin compartilha: “Muitas pessoas bem sucedidas relatam os benefícios mentais de organizar ou reorganizar seus armários ou gavetas quando estão estressadas. E agora entendemos os substratos neurológicos: esta atividade permite que nossos cérebros explorem novas conexões entre as coisas que bagunçam nossos espaços de convivência enquanto permitimos ao mesmo tempo o modo mente viajante para recontextualizar e recategorizar o relacionamento destes objetos um com o outro e nosso relacionamento com eles.”

Em outras palavras, para alguns de nós, o próprio ato de organizar nossos espaços reduz o estresse. E isso, por sua vez, tem o poder de nos fazer mais produtivos. Quando nos sentimos mais estressados, tirar alguns minutos para organizar a mesa de trabalho pode nos ajudar a organizar nossos pensamentos.

Você deve manter sua mesa arrumada ou bagunçada?

Em vez de arrumar sua mesa de uma maneira ou de outra indefinidamente, considere apenas mudar seu local de trabalho para ver como isso influencia sua experiência.

Se você é tipicamente uma pessoa mais organizada, o que você pode aprender se deixar sua bagunça se acumular por alguns dias?

Se você se considera uma pessoa mais bagunçada, quais os benefícios de organizar sua mesa?

Talvez ao aumentar nossas fronteiras, podemos experimentar mais os sabores que a vida tem para oferecer.

Deixe um comentário: você mantém sua mesa arrumada ou bagunçada e porquê? Adoraríamos ouvir o que você tem a dizer.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'No Trabalho'

Um comentário RSS

  • Patrick

    Eu prefiro a minha mesa organizada, visto que eu lido pouco com coisas físicas. Geralmente eu tenho uma caneta e um papel entre mim e o monitor, além do meu celular. Digitalmente, eu deixo tudo organizado. Organizar, para mim, é um passatempo.