Dicas e Histórias

Conecte as notas: use links para trabalhar mais rápido

Conecte as notas: use links para trabalhar mais rápido

Escrito por Evernote Brasil, em 02 out 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 02 out 2017

Comentário

Quando você começa a usar o Evernote, consegue chegar onde precisa rapidamente. Mas conforme começa o tempo passa e mas notas você adiciona, seu trabalho já não fica mais tão rápido. Arrastar, navegar e pesquisar — tudo fica um pouco mais lento.

Ainda bem que existe um recurso muito pouco usado que está aqui para ajudar: links de notas!

Um link de nota é exatamente o que parece ser: um link que te leva de uma nota para outra no Evernote. Apesar de isso não parecer ser algo tão incrível assim, um recurso aparentemente simples, esta é na verdade uma arma secreta para criar estrutura e visualização entre suas notas.

Juntamos tudo que você precisa saber sobre links de nota neste texto e daremos algumas ideias para usar esse recurso. Se você nunca pensou muito sobre os links de notas no passado (ou nem ouviu falar sobre eles), é hora de dar uma olhada mais de perto.

Um rastro de migalhas

Sabe quando você começa a procurar alguma coisa na Wikipedia e horas depois está lendo sobre o desaparecimento misterioso de Amelia Earhart? Esta farra de conhecimento é viabilizada pelos links para outros artigos. Você salta de página para página por meio de uma rede de hyperlinks bem conectados e isso é tão fácil e natural que você nem percebe  oque está acontecendo.

Links de notas no Evernote podem funcionar da mesma forma. Conectar várias notas entre si cria relacionamentos entre elas. De certa forma, você está construindo uma rede que age como um caminho digital para suas notas mais usadas.

É possível combinar suas tarefas com a informação que você precisa para realizá-las, ou vincular seus prazos com toda a pesquisa que foi feita para eles. Mas chega de falar como eles são legais, aqui está como eles funcionam.

Uma Introdução aos Links de Notas

Para criar um link para uma nota no Mac ou Windows, basta clicar com o botão direito sobre a nota na sua lista e selecione ‘Copiar Link de Nota’.

101

O link para sua nota agora está pronto na sua área de transferência, tudo que você precisa decidir é onde colocá-lo. Cole este link em uma nota existente, ou crie uma nova, e pronto! O nome da nota que você pegou o link agora é colado como um hyperlink verde, esperando para ser clicado.

Dica especial: Se você é um usuário de iPhone ou iPad, também é possível criar links de nota a qualquer momento. Simplesmente toque no botão ‘compartilhar’ (caixa com seta para cima), toque em ‘Copiar link’, depois escolha ‘link Privado’. Funciona no web também. Clique no botão de opções (três pontos) no topo da nota, depois clique em ‘Copiar link de nota’.

Saiba mais sobre a criação de links de notas.

Dicas Avançadas de Links de Notas

Então, agora que vimos o básico, vamos aprofundar um pouco.

Atalhos para links

Atalhos podem facilitar muito o uso dos links de notas. Clique em uma nota e use Control + Option + Command + C no Mac ou Ctrl + Alt + L no Windows para copiar um link de nota. Um atalho um pouco mais conhecido, (Command + V or Ctrl + V), permite que você cole seu link de nota onde quiser. Agora você consegue fazer o link de notas usando apenas seu teclado.

Que há num simples nome?

Quando você coloca um link de nota no Evernote, o título daquela nota se transforma em um hyperlink. Então, se você copiar um link para uma nota intitulada ‘Pauta da Reunião’, o hyperlink verde para esta nota simplesmente ficará como ‘Pauta da Reunião’ quando for colado. Os padrões de nome de notas podem ajudar a clarificar mais as coisas. Você pode usar títulos de notas mais descritivos, como ‘Pauta da Reunião Semanal de Produtos Mobile’ em vez de ‘Pauta da Reunião’.

Mas também é possível editar o texto do hyperlink usando uma abordagem diferente. Copie o link da nota, mas em vez de colá-lo, selecione o texto na sua nova nota onde você deseja adicionar o link e use Command + K no Mac e Control + K no Windows. Estes atalhos permitirão que você adicione rapidamente hyperlinks. Dessa forma, o link da nota fica escrito como você quiser (sem alterar o título da nota).

Crie vários links de nota

Você também pode criar vários links de nota de uma vez. Selecione algumas notas de uma vez, e clique com o botão direito e selecione ‘Copiar Link de Nota’. Ao colar, um link para cada nota será criado. E as notas nem precisam estar em ordem. Se você quiser pegar links de notas que não estão perto uma da outra, use Command+clique no Mac ou Control+clique no Windows.

Saltar vs. compartilhar: a diferença entre links de notas e links públicos

Links de notas são diferentes de links públicos. Links públicos são URLs de notas que você pode compartilhar com outras pessoas mesmo que elas não tenham uma conta Evernote. Eles ainda abrirão no Evernote Web, dando acesso a nota para qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha uma conta Evernote. Com os links de notas, você precisa de permissão para visualizar a nota. Links de notas servem para ajudá-lo a saltar para notas específicas, não importa se você está dentro ou fora do Evernote. Pense neles mais como uma ferramenta organizacional para aqueles que precisam de mais velocidade do que uma maneira de compartilhar para os quatro ventos.

Saiba mais sobre o compartilhamento de notas com outras pessoas.

Nenhum link quebrado por aqui

Nada estraga mais um bom fluxo de trabalho do que um link quebrado. Felizmente, mesmo se você renomear uma nota ou movê-la para outro caderno, seu link de nota ainda estará lá são e salvo. A única coisa que consegue quebrar um link de nota é a lixeira do Evernote, então tome cuidado ao excluir notas.

Coloque seus conteúdos em um sumário

A maneira mais básica de usar os links de notas é como um sumário. Você pode fazer isso manualmente ao criar uma nova nota, intitulando-a como ‘Sumário’, copiando os links de notas para todas as notas que você deseja incluir, e colando-os na sua nova nota de Sumário. Isso funciona especialmente bem se você quiser incluir notas em cadernos diferentes.

Mas existe um truque avançado também. Quando estiver usando o Evernote para Mac ou Windows, segure Command + clique ou Control + clique para selecionar todas as notas que você gostaria de incluir. Depois selecione ‘Criar Nota Sumário’. Isso fará uma nova nota aparecer automaticamente, já intitulada ‘Sumário’ e com uma lista de links para cada nota.

Note-Links-Image-6-e1502387105771
Você pode fazer um sumário para cada caderno, para conseguir acessar rapidamente todas as notas nele. Você também pode criar um sumário para um projeto em especial ou para o livro que você está escrevendo no Evernote. As possibilidades são infinitas.

Dica especial: Um sumário não atualiza automaticamente quando você adiciona uma nova nota em um caderno, então não se esqueça de adicionar um link de nota para cada nova nota que você criar se desejar que ela seja incluída.

Saiba mais sobre como criar um sumário.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'