Dicas e Histórias

O uso do Evernote para agregar mais qualidade ao tempo

O uso do Evernote para agregar mais qualidade ao tempo

Escrito por jmoura, em 12 dez 2017

Escrito por jmoura, em 12 dez 2017

Comentário

 

Conheça a história do Thiego Beloni. Ele é autor do livro 100% digital “Gestão de tempo para solução de problemas”, conta com um blog e é produtor de conteúdo para o YouTube. Além de todos estes trabalhos, ele ensina as pessoas a gerirem melhor o tempo com o intuito de resolver problemas de forma mais eficiente.

Durante nossa conversa, Thiego explicou de que forma o Evernote colabora com o desenvolvimento de suas atividades, deixando sua vida ainda mais prática. Dá só uma olhada:

Há quanto tempo trabalha como Coach?

Me formei como coach em maio deste ano. No entanto, atuo desde 2016 com o gerenciamento e treinamento para a administração e qualidade do tempo das pessoas.

Como conheceu o Evernote?

Há cerca de 3 anos, durante um curso sobre produtividade e alta performance. Diversos outros aplicativos para notas foram apresentados, mas o Evernote foi o que mais me agradou. São diversas funcionalidades reunidas, evitando com que eu tenha que baixar outros aplicativos.

A produtividade e o aumento da performance são temas centrais do seu coaching, certo? Por que?

Anteriormente, eu estava insatisfeito com meu trabalho e com diversos projetos em mente. Ao aplicar técnicas de gestão de tempo, foi possível tomar decisões que realmente mudaram minha vida. O que fazia em um período de trabalho, passei a realizar em poucas horas. Após essa experiência, percebi importância de repassar isso pra outras pessoas.
O tema gestão de tempo foi algo que teve impacto em minha vida, 3 anos atrás encontrava-me descontente com meu trabalho e também estava com diversos projetos em mente. Porém nada no papel, nada em ação por simples falta de organização e gestão. Ao aprender e aplicar técnicas de gestão de tempo, vi minha vida realmente mudar. O que fazia em um período de trabalho, passei a realizar em poucas horas.
Com isso, foi possível iniciar mudanças e começar a tomar ações de acordo com minhas disponibilidades de tempo.
Após ter a experiência de ver tudo mudar pra mim, tomei a decisão de repassar isso para outras pessoas, ora, é evidente a necessidade das pessoas em gerenciar melhor seu tempo. E entendendo a oportunidade e necessidade no mercado, decidi me posicionar e então poder proporcionar melhora na organização e gestão de tempo de diversas pessoas, assim como tive na minha própria vida.

Em seu site você reforça o valor da gestão do tempo. Em sua opinião, quais os efeitos de uma boa gestão de tempo na vida pessoal e profissional de uma pessoa?

A gestão de tempo bem aplicada pode proporcionar um alívio que não é simplesmente cronológico, tempo de relógio, sabe? A gestão de tempo tem como principal característica, o efeito psicológico.
Na minha opinião pouco importa a pessoa ter uma boa gestão de tempo no trabalho e não saber organizar seu tempo diante de sua vida pessoal. Ao gerir o seu tempo, a pessoa deve ser capaz de negociar consigo mesmo o tempo dedicado a todos os aspectos de sua vida. Isso proporcionará um equilíbrio entre todas as áreas que a pessoa atua em sua vida, tanto profissional quanto pessoal.

Como usa o Evernote para organizar seu trabalho?

Bom, utilizo o Evernote de diversas formas: divido cada área de meu trabalho em cadernos, e em cada caderno, assim que tenho uma ideia ou me lembro de algo o qual deve ser feito, faço uma anotação imediata, não deixando essa ideia, ou lembrete que veio em momento inoportuno fugir de mim.
Separado em cadernos, também produzo todo o conteúdo para meu blog, faço roteiros para meus vídeos no YouTube, assim como utilizo também o Scannable.
Eu realmente concentro no aplicativo todos os tipos de anotações necessárias.

Além do Evernote, que dicas simples você poderia dar para pessoas começarem a ser mais produtivas e organizadas?

Uma dica simples é ter clareza. Quando digo clareza é simplesmente ter muito claro para você o que é importante, o que você quer, o que você deseja.
Gere reflexões complexas – e não perguntas óbvias – e então, conclua o que realmente é importante para você.

Estamos chegando ao fim do ano e muitas pessoas usam a virada de ano para dar uma guinada na careira. Que dica você daria para começar bem 2018?

Volto ao ponto da clareza novamente. Porém com alguns detalhes importantes, já ouvi muitas vezes que “Ano que vem começo a fazer exercícios físicos com regularidade”, “ano que vem vou economizar para fazer a viagem dos meus sonhos”, “ano que vem eu vou fazer dieta” e etc. Já se perguntou qual o motivo de se fazer planejamentos aleatórios todo final de ano? E precisa ser no dia 31 de dezembro? Por que não agora, neste exato momento?

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'