Dicas e Histórias

Anotações no celular: guarde suas ideias rapidamente com transcrição de áudio

Anotações no celular: guarde suas ideias rapidamente com transcrição de áudio

Escrito por Maurício Aizawa, em 19 dez 2017

Escrito por Maurício Aizawa, em 19 dez 2017

Comentário

Uma das facilidades do Evernote no celular é a versatilidade para guardar ideias. Se você teve um insight e não quer esquecê-lo, basta registrá-lo no seu smartphone. No post de hoje, trago duas dicas para fazer anotações rápidas: transcrição de áudio e nota de fala no Evernote.
As duas dicas, transcrição de áudio e nota de fala, usam o recurso de áudio do Evernote de maneiras diferentes. Na primeira, o texto é ditado e transcrito no seu smartphone. Já na segunda, o áudio é armazenado na íntegra para ser resgatado depois.

Vou começar explicando a nota de fala:

Nota de fala rápida no Evernote

Embora a transcrição de áudio seja muito útil, por vezes nós só desejamos gravar alguma ideia ou lembrete. Para esses casos, a nota de fala é extremamente útil.
Eu costumo usar muito a nota de fala quando estou em trânsito. Se preciso lembrar de algo, puxo meu celular e gravo rapidamente. No final do dia, consigo acessar minhas notas e relembrar o conteúdo.
Nesse texto, vou ensinar a criar nota de fala no Android. Em vídeos futuros devo mostrar esse recurso no iPhone e em desktops.
O jeito mais fácil de acessar a nota de fala via Android é no widget da home.

É só clicar no ícone de gravação, esperar o Evernote abrir e voilà, nota de fala em andamento.
Perceba que o tempo de gravação aparece no topo da tela. Quando você terminar sua nota de fala, é importante clicar no botão de Parar, no topo superior esquerdo da tela.

Coloque um título na sua nota, aplique tags no Evernote (se desejar) e pronto: a nota estará disponível em todos os apps com sua conta logada.

Transcrição de áudio e Evernote

Diferente da nota de fala, cabe destacar que a transcrição de áudio não é um recurso nativo do Evernote. Você precisa usar outro aplicativo para criar notas com reconhecimento de voz.
Como o foco do meu texto de hoje é Android, vou mostrar um app compatível com reconhecimento de voz. É o Gboard, o teclado padrão do Google que costuma vir com muitos celulares Android.
Se você trabalha com iOS (iPhone e iPad) ou deseja usar transcrição de áudio no desktop, confira esse link. O time de suporte do Evernote compilou nesse artigo várias soluções para viabilizar o reconhecimento de voz.
Para essa dica, usaremos o widget de atalho da tela inicial, tal qual fizemos com a nota de fala. Dessa vez, vamos criar uma nota rápida. É o primeiro ícone ao lado do elefante do Evernote. Ao clicar ali, você verá uma telinha com o título da nota e um campo para mais detalhes.

Perceba que, no teclado, no canto inferior direito há um ícone de microfone. É esse recurso que nós usaremos. Selecione o fone e o recurso de transcrição de áudio começará a funcionar.

Viu como é fácil?
Espero que minhas dicas de transcrição de áudio e nota de fala tragam mais agilidade e praticidade no seu dia a dia. Até a próxima!

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'

Um comentário RSS

  • Mauricio Aizawa

    Complementando o post.
    Para conferir um vídeo mostrando a transcrição de áudio e a nota de fala na prática, acesse – http://organizenapratica.com.br/transcricao-de-audio-e-nota-de-fala/