No Trabalho

Evernote: O Motor de Produtividade para os Freelancers

Evernote: O Motor de Produtividade para os Freelancers

Escrito por Taylor Pipes , em 21 dez 2017

Escrito por Taylor Pipes , em 21 dez 2017

Comentário
Flexibilidade. Liberdade. Engajamento. Respeito. Potencial de ganho. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Estes são apenas alguns dos fatores que influenciaram o crescimento constante de freelancers nos Estados Unidos e no mundo.

Hoje, mais de 55 milhões de pessoas no Estados Unidos se identificam como freelancers, trabalhadores que possuem um potencial de ganho de mais de US$1 trilhão. Representando todos os tipos de profissão, como designers, profissionais de marketing, analistas e escritores, o número de freelancers aumentou três vezes mais rápido que a força de trabalho inteira dos Estados Unidos desde 2017. Até 2027, mais pessoas se identificarão como freelancers do que em qualquer outra categoria americana de emprego.

Para muitos freelancers, o Evernote é a ferramenta primária para ajudá-los a gerenciar seu fluxo de trabalho.

Veja como o Evernote pode ajudá-lo em cada passo da sua jornada de freelancer.

Conquiste mais começando e permanecendo organizado

Organizar-se antes mesmo de começar com um cliente ou projeto freelance é chave para o seu sucesso. Não existe jeito errado de configurar seu sistema no Evernote, mas comprometer-se a um que seja consistente facilitará seu fluxo de trabalho.

Separe seus clientes ao criar um caderno para cada um. Mantenha cada nota, e-mail, documento, foto, ou arquivo de áudio naquele caderno. Para organizar aidna mais, faça pilhas de cadernos, que são coleções de cadernos que você agrupa juntos. Por exemplo, você pode manter todos os seus rascunhos para o cliente em um caderno; trabalhos concluídos e aprovados em outro; e faturas e cheques em outro. Quando todos eles estão na mesma pilha, você sempre saberá onde encontrar o que precisa. Ainda é possível filtrar sua pesquisa em um caderno especial e encontrar o que você precisa mais rápido ainda.

Outra maneira de se organizar com o Evernote é através de etiquetas. Quando você recebe um novo cliente, designe etiquetas para cada parte de conteúdo que se relaciona àquele cliente. Como você usa as etiquetas depende de como você prefere usar o Evernote, mas aqui estão algumas sugestões:

  • Use etiqueta(s) para identificar contatos e colaboradores chave no projeto. Designe cada indivíduo ao nome ou título do projeto para que você possa encontrá-los rapidamente quando precisar encontrar notas relevantes.
  • O lar para ideias aleatórias. Nunca se esqueça que as ideias vem quando você menos espera. Quando estiver inspirado, salve ideias, fotos, gravações de áudio ou imagens digitalizadas no Evernote e use uma etiqueta “ideias de história” para poder redescobri-las mais tarde. A próxima ideia que você capturar, pode ser sua grande sacada.

Freelancers também podem ter assistentes virtuais

Muitas pessoas pensam no Evernote só como um local para escrever e armazenar notas, mas para os freelancers, também pode ser muito mais. Quando você é um freelancer, tudo é por sua conta, então por que não trazer mais ajuda? Afinal de contas, o Evernote pode ser seu serviço de lembrete, assistente de pesquisa, fábrica de ideias, centro de compartilhamento e comunicação e até uma maneira de manter todos os seus documentos fiscais juntos e seguros. Aqui estão algumas formas como o Evernote facilita sua vida de freelancer:

  • Não perca nada. Adicione lembretes com datas de vencimento para você poder acompanhar metas e prazos. Você encontrará lembretes em uma lista de tarefas colocada no topo da sua lista de notas. É possível organizá-las, anotá-las ou marcá-las como concluídas conforme você trabalha no projeto, para que sempre saiba onde parou. É possível configurar alertas de e-mail quando cada item em sua lista de lembretes estiver próximo de vencer.
  • Crie um repositório de pesquisa. Com a ajuda do Web Clipper, transfira de maneira instantânea sua pesquisa da internet diretamente no Evernote. É possível enviar diretamente para uma nota aquilo que você salva para ajudá-lo com outros trabalhos freelancers. Ou capture seu trabalho publicado como um arquivo de amostras de trabalho.
  • Gerenciar a comunicação. Não deixe que o e-mail se perca em meio a tudo. Encaminhe diretamente para o Evernote. Ao enviar o e-mail para o Evernote, é possível coletar todos os detalhes no caderno daquele cliente para ser encontrado mais tarde.

Dica especial: Salte direto nas partes específicas do seu trabalho usando os templates do Evernote. Está tudo configurado para você — seja em brainstorm de ideias ou reunião para iniciar um projeto—graças a uma gama de formulários úteis e reutilizáveis.

Só negócios, o tempo todo

Para um freelancer, geralmente existe só uma pessoa coordenando o show: você. Com a ajuda de algumas integrações do Evernote, é possível conectar alguns aplicativos poderosos ao seu fluxo de trabalho para economizar tempo. Aqui estão alguns:

O IFTTT pode ser especialmente útil quando o assunto é trabalhar junto com clientes que preferem serviços que não sejam o Evernote para moderar e gerenciar projetos. Alguns aplicativos IFTTT que você pode escolher incluem:

Zapier: Assim como o IFTTT, o Zapier automatiza tarefas fora do Evernote. Por exemplo, o Zapier permite que você crie um evento de calendário Google a partir de um lembrete do Evernote, receber notificações do Slack e salvar contatos do Google no Evernote, e essas são apenas alguns dos economizadores de tempo.

Pocket: Faça curadoria, reveja e salve artigos no Evernote com o recurso salvar no Pocket no aplicativo nativo do Pocket.

Slack: Se você é um entusiasta desta plataforma de comunicação agregadora (aqui no Evernote, nós somos!) agora você consegue criar notas privadas e compartilhar links de notas diretamente de dentro do Slack. O melhor de tudo é que suas notas permanecem privadas até você decidir compartilhá-las.

Contabilidade Básica

Assim que você terminar um contrato, é hora de receber. O Evernote pode ajudá-lo com isso também.

Use a câmera do Evernote no seu smartfone para digitalizar cheques, faturas, recibos e outros documentos de pagamento e salve-os no Evernote. Você precisará deles quando chegar a hora de fazer o imposto de renda.

Coloque uma Etiqueta em quaisquer notas que sejam relacionadas a dinheiro recebido como ‘pagamento’. Ao final do ano, você consegue puxar todos os seus documentos relacionados a pagamento em uma pesquisa. Isso vai facilitar muito a preparação para os impostos.

Dica Especial: Se você quer organizar ainda mais, crie um link de nota que conecta ao seu contrato ou nota do cliente para você pode acompanhar pagamentos de volta para suas fontes.

Por outro lado, freelancers precisam monitorar seus gastos. Coloque uma etiqueta de “gastos” ou “gastos + ano”, e ao final do ano fiscal você terá um registro de todos os seus pagamentos no mesmo lugar. Exporte-os para um PDF ou mova-os em uma planilha para propósitos de impostos.

Encontrando seu próximo trabalho freelance

Conseguir sua próxima oportunidade é um dos aspectos que consomem mais tempo na vida freelancer. Buscar trabalho se torna parte de suas tarefas diárias, então é vital ter um processo instalado para acompanhar oportunidades e fazer network com clientes em potencial.

Permanecer conectado. Desde conferências e congressos até encontros e happy hours, seu próximo trabalho pode estar a um aperto de mãos de distância. Use o Evernote no seu smartfone para digitalizar cartões de visita para trocar informações, reunir contatos e em alguns casos, conectar os contatos diretamente pelo LinkedIn; tudo isso antes mesmo de você sair do evento.

Oportunidade social. Muitos freelancers estão usando canais de redes sociais para se conectarem com influenciadores e encontrarem novos trabalhos. Existe tanta coisa para ser absorvida, como é possível acompanhar tudo? No Evernote, é claro; veja como fazer isso:

  • Dentro de uma nota, crie uma tabela para acompanhar não só sua atividade de pesquisa de trabalho, como também todos os canais sociais onde você faz networking. Adicione hyperlinks ou até mesmo inclua um documento diretamente do Google Drive.
  • Mantenha um portfólio do seu trabalho no Evernote e compartilhe notas soltas ou o link de um caderno inteiro com clientes em potencial em segundos, onde quer que você esteja.
  • Arraste e solte arquivos, imagens ou links diretamente em uma nota e depois crie e cole um link público (URL) para a nota para compartilhá-la. Clientes podem visualizar a nota em qualquer dispositivo, independente se tiverem uma conta Evernote ou não.

Dica Especial: Experimente o Postach.io, uma plataforma de blog baseada no Evernote que permite que você crie um site de portfólio pessoa. Inclua capturas, arquivos, imagens e capturas de tela que fornecem aos clientes em potencial uma prévia do seu melhor trabalho. Criar um post no seu blog Postach.io é tão fácil quanto criar uma nota no Evernote e etiquetá-la como ‘publicar’.

Ligando os pontos

A atividade freelancer não é só para os criativos. Trabalhadores freelancers e terceirizados vem de vários pontos da vida; desde trabalhadores de escritório, até profissionais técnicos e de medicina. Conforme mais de nós se juntam às fileiras de buscadores de trabalho, o Evernote nos ajuda a estarmos focados, organizados e produtivos. Com o Evernote, você ganha uma vantagem profissional real em uma paisagem competitiva.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'No Trabalho'

Um comentário RSS

  • Gostei mesmo das dicas – algumas delas nunca tinham me ocorrido. Obrigada pelas ideias! 🙂