Dicas e Histórias

Como criar anotações em PDF com o Evernote

Como criar anotações em PDF com o Evernote

Escrito por Maurício Aizawa, em 10 jan 2018

Escrito por Maurício Aizawa, em 10 jan 2018

Comentário

A dica de hoje é para quem gosta de fazer anotações, sejam elas de livros, de apostilas e anotações em PDF através do celular. Muitos gostam de sublinhar, marcar, grifar para estudar melhor, no entanto, como fazer isso com materiais digitais?
Na vida acadêmica ou mesmo em nosso dia a dia, coletamos muitos materiais digitais. Como artigos, pesquisas, e diversos outros materiais eletrônicos. Deste modo, o Evernote, mais uma vez, vem contribuir para essa finalidade e facilitar as anotações em PDF.
A vantagem é proporcionar anotações em PDF e armazenamento em um local organizado. Também temos a possibilidade de guardar as anotações no Adobe Acrobat e como iremos melhor demonstrar neste artigo, pelo aplicativo Evernote.

Como criar anotações em PDF

Antes de mais nada, você pode organizar o livro digital em etiquetas e utilizar estas para procurar de forma eficiente.
Suas anotações ficam salvas diretamente no PDF porém de forma editável, ou seja, a qualquer momento você poderá abrir e editar as anotações sempre que precisar.
Para salvar um o e-book no Evernote, basta clicar no ícone de um clip no canto direito superior. Dessa forma você anexa o arquivo dentro da própria nota do Evernote.


Depois de feito isso, você irá clicar com o botão direito na imagem do e-book e clicar em anotar para este PDF. Ou também pode anotar em uma cópia deste PDF, que no caso será mantido o original e será disponibilizado uma cópia de suas anotações.
Deste modo, o Evernote irá abrir uma outra interface para fazer as suas anotações diretamente no PDF. No canto esquerdo, você terá as ferramentas como: setas, letras, figuras, marcações, borracha, pincel, carimbo e formatos de cores. Todas essas ferramentas servem para auxiliar as anotações de forma mais clara.

Outras possibilidades dentro do Evernote

Há muitas possibilidades dentro das anotações em PDF. Você poderá ir marcando as frases mais interessantes, fazer carimbos específicos, figuras para anexar, bem como ferramentas para desfazer o que você fez, caso tenha errado em algo.


Ao fechar o documento, automaticamente serão salvas as anotações que você fez. Além disso, também será criado um pequeno resumo na parte superior, indicando todas as modificações que foram feitas.
A possibilidade de impressão também está ao seu dispor. Basta sincronizar para o documento estar integrado em todos os outros dispositivos.
O mais legal, é que, você pode ir nos três pontinhos da sua nota e clicar em abrir. Depois basta clicar em continuando anotação, e assim, irá continuar de onde parou seu trabalho de pesquisa, ou o que quer que estava fazendo.
Ao achar que alguma coisa estava errada, basta clicar na opção anotada e irá aparecer a figura de uma lixeira, onde ao clicar nela será possível desfazer qualquer tipo de anotação sua. A praticidade está a seu dispor. Ao clicar em concluído, as atualizações serão feitas e basta confirmar para o arquivo ser salvo.

PDF e Evernote

Se você tem um perfil de uma pessoa que gosta de fazer anotações em PDFs, e que vai coletando informações neste formato ao longo do tempo para pesquisas e outras funcionalidades, estas instruções são propícias para você.
O mais interessante, é a capacidade de atualização e de deixar tudo salvo de onde você parou, facilitando o trabalho em equipe também, pois as correções podem ser feitas em determinadas partes de acordo com suas marcações e divisões. O Evernote permite a operacionalização das anotações feitas em PDFs de modo fácil e interativo.


Esta ferramenta proporciona muita versatilidade, com capacidade de interação entre o original e o que foi anotado. As interações são importantes e podem ser refeitas para constante aprendizado.

Considerações Finais

Claro que o livro em mãos sempre é muito bom e proporciona contato direto. Mas quando você se depara com documentos que vai coletando e quer anotar algo de alguma forma, nada melhor do que a ferramenta Evernote.
A capacidade de deixar as anotações disponíveis de modo intuitivo é propícia para o aprendizado e captação de informações instantâneas.
É muito comum se deparar com perdas de papéis ou se confundir com marcadores reais. Entretanto, a ferramenta Evernote permite uma organização com o documento original e com suas próprias anotações passadas, pois ao abrir novamente, você pode interagir com seus erros ou com algo que esqueceu e ir incrementando ainda mais.
Explore esta possibilidade dentro do aplicativo Evernote. Se você gosta de interagir com e-books e PDFs, não perca esta oportunidade de anotação digital, fácil, intuitiva e muito competente para qualquer pessoa, seja estudante ou quem tenha aptidão com conteúdo na internet.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'

Um comentário RSS

  • Mauricio Aizawa

    Complementando o post.
    Para conferir um vídeo passo a passo mostrando as dicas do Evernote desse artigo visite:
    http://organizenapratica.com.br/anotacoes-em-pdf-com-o-evernote/