Dicas e Histórias

Evernote na sala de aula

Evernote na sala de aula

Escrito por Vlad Campos, em 07 nov 2017

Escrito por Vlad Campos, em 07 nov 2017

Comentário

Sabe aquela anotação que você tem certeza que fez em sala de aula, mas não está encontrando no seu caderno? E aquela foto do quadro com anotações do professor que você recebeu pelo WhatsApp, onde foi parar? O Evernote certamente teria encontrado estas e outras informações para você. Neste artigo falarei a respeito de captura e localização de conteúdo, mas existem vários outros recursos do aplicativo que podem ser muito úteis para estudar.

Web Clipper

Não há como falar em Evernote sem mencionar o Web Clipper, uma extensão disponíveis para os principais navegadores de Internet e que facilita o trabalho de coletar artigos, PDFs e imagens online e o melhor, você pode fazer anotações no conteúdo coletado e também compartilhar todas as referências de um trabalho em grupo ou, se preferir, apenas informações que complementam uma aula ou trabalho que você precisa fazer individualmente.

Além da captura, anotação e compartilhamento, o Web Clipper serve também como um assistente que fica de olho no que você está buscando online e te avisa que você já tem esta ou aquela informação guardada dentro do seu Evernote. São tantas as possibilidades que sugiro que assista uma videoaula na qual compartilhei todas as funções desta incrível ferramenta.

Anotações

Há várias formas de usar o Evernote para anotações em sala de aula. A mais direta é digitando dentro da Nota, mas, caso prefira, você pode continuar usando seu caderno. No final da aula selecione a câmera do Evernote no seu celular ou tablet e fotografe as páginas anotadas. Todo conteúdo aparecerá na busca do Evernote e, claro, se você fotografar um flip chart ou quadro com anotações, estas informações também serão mostradas na busca.

Você prefere gravar as aulas? Sem problemas. Procure pelo ícone em formato de microfone e comece a gravar. E o melhor é que você pode continuar incluindo conteúdo na nota usando outros meios. Por exemplo, é possível escrever a mão livre ou desenhar elementos como gráficos e fórmulas mais elaboradas. Neste outro vídeo explico detalhadamente como fazer isto.

Quando chegar a hora de usar suas anotações para escrever um trabalho colaborando com os colegas via Google Drive, o Evernote também é o companheiro perfeito. Procure pelo ícone do Google Drive na barra de ferramentas, clique nele e verá todos os seus documentos. Escolhe aquele relacionado ao tema da nota e ele será incluído como material de referência. Para acessar o arquivo, basta clicar e ele abrirá no Google Docs. O mesmo vale para planilhas, imagens e vídeos armazenados no Google Drive.

Busca

Um dos mais poderosos recursos do Evernote é a busca. Além do que foi digitado os resultados mostrarão textos dentro de fotografias, manuscrito, conteúdo capturado da Internet, enfim, tudo que está armazenado no seu Evernote. Mas a eficiência da busca está diretamente ligada a quantidade de conteúdo que você guarda no aplicativo.

Portanto, minha dica é: mande tudo para o Evernote. Recebeu uma foto via WhatsApp com material de referência, encaminhe para o caderno daquela matéria no Evernote. Terminou as anotações da aula, fotografe com a câmera do aplicativo, encontrou algo online que é importante para um trabalho, utilize o Web Clipper. E assim por diante.

Uma última dica. Tudo isso que compartilhei é apenas a ponta do iceberg. O Evernote é um excelente aliado para os estudos e já publiquei diversas videoaulas sobre o tema.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'Dicas e Histórias'