No Trabalho

Aproveite o melhor do home office

Aproveite o melhor do home office

Escrito por Evernote Brasil, em 05 nov 2017

Escrito por Evernote Brasil, em 05 nov 2017

Comentário

Não faz muito tempo que o trabalho remoto era considerado uma condição rara para um funcionário ou terceirizado. Claro que este não é mais caso. Uma quantidade significativa de trabalhadores nos Estados Unidos (37%, em algumas estimativas) executam suas tarefas de outro lugar que não o escritório. Mas como é possível trabalhar de casa e ser produtivo com tantas distrações e tentações? Sua mente e seu ambiente são tão importantes quanto a disciplina para o sucesso do trabalho remoto.

Pesquisas mostram que a produtividade geralmente não é um problema para trabalhadores fora do local tradicional. Um relatório mundial da & U.S. News descobriu que muitos desses trabalhadores não tradicionais tendem a ser produtivos mesmo quando doentes, e geralmente trabalham de cinco a sete horas a mais por semana que seus parceiros no local.

Ainda assim, há vezes em que até mesmo o mais bem intencionado entre nós pode acidentalmente ignorar nossos colegas de trabalho ou esquecer que uma tarde “fora do local” não significa “fora do trabalho”. Veja como viver corretamente esse sonho.

Vá trabalhar simbolicamente

Um dos maiores benefícios de trabalhar sozinho em casa é romper barreiras. Usar pijamas o dia inteiro, ter a TV como companhia, fazer almoços de negócios entre você e seu gato… você ganha tudo isso e mais. Começar o seu dia de trabalho deve ser mais do que empurrar o cereal pro lado. Sua mentalidade pode estar afetando seu desempenho no trabalho, e no fim das contas, como você se sente com o seu papel.

Apesar de muitos de nós não termos um quarto extra em casa para usar como escritório, um espaço de trabalho dedicado lhe ajuda a se manter focado. Trabalhar em uma casa caótica cheia de adolescentes ou crianças, ou a um cotovelo de distância de uma pia cheia de pratos sujos são distrações que você não precisa. Alguns trabalhadores remotos tomam banho e se vestem como se estivessem indo para um escritório e marcham direto para seus escritórios ou quartos de hóspedes. Outros se estacionam na ponta de uma mesa de jantar que só usam durante os horários de trabalho.

Se você não consegue criar um espaço físico para você e seu notebook, então faça isso mentalmente: invista em bons fones isolantes, se isso te ajuda a fechar o mundo externo. Ignore a louça até atingir um objetivo de um projeto. Diga aos seus filhos para bater na sua porta por conta e risco. Sua política própria de “não perturbe” pode ser a única forma de tratar seu home office como um escritório rea. Se o preparo para cada dia não vai além de tomar banho e colocar seu “pijama de dia”, isso é com você.

Defina seu ritmo: 100m rasos ou maratona

O que faz seu motor funcionar? Para ser bem sucedido, você precisa ser honesto com relação ao que te faz ser produtivo e o que funciona com – não contra – seu estilo. Você é um velocista ou um maratonista?

Velocistas:

  • Trabalham em períodos de tempo curtos e intensos, e conseguem concluir trabalho em grandes porções.
  • Precisam de pequenos intervalos aqui e ali para recuperarem o fôlego.
  • Talvez precisem de mini-intervalos de cinco minutos a cada hora?

Maratonistas:

  • Gostam de permanecer focados por períodos mais longos antes de parar para respirar.
  • Trabalham melhor com blocos longos e ininterruptos de tempo para entrar na zona certa

Algumas pessoas são uma mistura dos dois: grandes blocos de manhã, com impulsos leves durante a tarde. Não existe uma abordagem errada, então trabalhe com seu ritmo natural. Se você é um velocista, dividir seus projetos maiores em segmentos discretos vai ajudá-lo a fazer seu dia ser mais agradável e deixá-lo mais efetivo.

Mexa-se um pouco

O tempo flexível é o modo como muitos funcionários de alta intensidade encontraram para atingir todas as demandas dentro do tempo.  Manter horas flexíveis, até mesmo meio período pode ser uma maneira de manter alguma lembrança do equilíbrio entre trabalho e vida.

Muitos trabalhadores remotos permanecem grudados no seu espaço de trabalho o dia inteiro, mesmo quando podem fazer intervalos. Se você está fazendo home office e consegue cuidar de outras atividades que envolvem esta flexibilidade de horário, melhor ainda. Você pode participar de reuniões não essenciais enquanto passeia com o cachorro (com o telefone no mudo, é claro), ou dar uma corrida na esteira? O que você pode fazer para fazer com que a flexibilidade do trabalho trabalhe para você?

Permaneça focado mesmo longe de sua mesa

Não importa se você se afasta do trabalho durante o dia, ou faz o máximo durante suas horas, é preciso encontrar uma maneira de manter seu foco. Você precisa sair de casa. É necessário misturar-se um pouco para evitar ficar trancado o dia inteiro. Vá no restaurante mais próximo para almoçar, mas não entre na livraria ao lado. Tome um café com um amigo, mas fique de olho no relógio. Se ainda for seu dia de trabalho, saídas devem ter algum tipo de objetivo, e seus objetivos devem ter limites de horário.

Livre-se das multitarefas. Não faça mais só por fazer mais

“Multitarefas” tem sido há muito tempo uma palavra corporativa na moda, como se fosse o estado desejado de produtividade ideal, mas fazer mais do que uma tarefa por vez tem seu peso na produtividade. Nem todos nós temos a capacidade de sermos multitarefas naturais. Alguns preferem limitar a periodicidade que verificam seus e-mails para uma vez por hora, em vez de olhar a cada mensagem conforme chega.

Comunicação é chave: Mostre-se cedo e sempre

Apesar de ser frustrante admitir, se você não é fisicamente visível, corre o risco de ser percebido como indisponível. Cabe a você mostrar que está sempre atento às tarefas e dedicado aos prazos. Quando estiver fora do trabalho, esteja ainda visível e ao alcance em todos os momentos. Esteja em posição para responder imediatamente quando alguém precisar de você, mesmo que eu não esteja de fato em seu home office.

Agende reuniões de vídeo: por mais que odiemos estar em uma webcam, isso realmente faz com que as reuniões fiquem mais eficientes. Se você usa Slack, Google Hangouts ou qualquer outro tipo de ferramenta de conversa, certifique-se de atualizar seu status para indicar disponibilidade. Se você ficar offline, deixe um status indicando quando voltará. Se você precisa de tempo para focar, coloque isso na sua mensagem, não diga apenas que está ausente, ou isso mandará a mensagem errada.

Metas e prazos: Seja o seu próprio chefe

No fim das contas, trabalhar fora do local funciona se você é disciplinado. Aqui vale a regra dourada da procrastinação: sempre faça aquilo que você tem menos vontade de fazer na sua lista de tarefas. Geralmente é a coisa mais difícil, e assim que você termina, é um grande alívio.

SEMPRE FAÇA AQUILO QUE VOCÊ TEM MENOS VONTADE DE FAZER NA SUA LISTA DE TAREFAS.

Premium

Evernote Premium

Atualize para obter recursos que o ajudam a viver e a trabalhar de forma mais inteligente.

Seja Premium
Ver mais histórias em 'No Trabalho'

Um comentário RSS

  • Igor Lisboa

    Estou decidido em começar a trabalhar online, alguém sabe empresas que precisam desses tipos de serviços?